Tivemos cerca de 85mil visitas desde janeiro/2016 - 7600/mês e mais de 212 mil desde julho/2007

11.4.12

Centro de Apoio à Família é segunda Loja Social em Tomar

Foi na segunda-feira inaugurado nas instalações municipais da cave da ex-cooperativa de habitação económica Nabância, a segunda "Loja social" de Tomar, depois da iniciativa do núcleo de Tomar da Cruz Vermelha, ter avançado com a sua "Loja Social" na Rua de S.João.

Finalmente, após mais de quatro anos depois de o PS andar a propor a instalação de uma Loja social, através de iniciativa municipal, o Minicipio lá se resolveu e através de um conjunto de parcerias desenvolvidas no CLAS (Conselho Local de Ação Social), da respectiva Rede Social do Municipio, abriu o CAF (centro de apoio à família), que mais nao é que uma loja social.

Este CAF, constituído ao abrigo de normas e dispositivos da própria segurança social nacional, vem demonstrar o acerto das políticas sociais de nova geração, imprimidas e implementadas pelos anteriores governos socialistas, numa perspectiva de partilha de saberes e recursos entre as instituições e as pessoas.

O Municipio de Tomar foi o penúltimo Municipio do Pais a implementar a respectiva Rede Social, mas felizmente que apesar do atraso o fez, uma vez que o trabalho que irá ser desenvolvido será importante para o equilíbrio e solidariedade entre os habitantes do Concelho.

O lugar pioneiro da Cruz Vermelha, agora contribuído pelo CAF da Rede Social, não excluí a entrada de outras instituições ou grupos mais ou menos informais nesta disponibilidade de "Lojas sócias", mais generalistas ou setorizadas. Há espaço para todo o tipo de apoio e solidariedade.

A todas as instituições e pessoas envolvidas os meus parabéns, uma vez que o esforço para melhorar a vida dos outros é sempre de incentivar. Aliás o caminho é mesmo por aí: partilhar e oferecer o que já não precisamos ou que não nos faz muita falta. Há sempre alguém que lhe dará outro uso!

1 comentário:

Unknown disse...

O CAF é uma loja social?! vende-se ali alguma coisa?! Talvez ilusões, não? Na tal loja social da CV, na rua do Moinhos é que se vende a preços sociais vestuário, calçado e outros artigos, dinheiro que serve para apoiar as famílias na aquisição de medicamentos, próteses ... O CAF-TOMAR é apenas e só! uma estrutura de atendimento facilitadora da articulação de soluções que se pretendem sejam eficazes entre a Câmara e a Segurança Social, fazendo o encaminhamento das famílias/indivíduos em situação de carência económico-social e dá apoio pontualmente em géneros alimentares (quando existem) e roupas. Poderia de facto proporcionar outro tipo de apoios à família se quem pode quisesse ou estivesse recetivo a... Um BOM ASSUNTO DE CAMPANHA ELEITORALISTA!