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9.3.12

IC9 com obras a bom ritmo

Numa decisão histórica de há três anos - Março de 2009, o Governo socialista, deu o pontapé de saída para a concessão Litoral-oeste, que entre outras, iniciou a re-construção da estrada que ligará Tomar até à Nazaré.

De então para cá e, apesar da reformulação de diversos investimentos em auto-estradas e vias rápidas, como é o caso, foi possível dar continuidade ao investimento de mais de 600 milhões€ desta concessão, a qual garante diversas obras em estradas entre Tomar, Leiria e Nazaré.


[Correspondendo a um investimento total de 622 milhões de euros, a concessão Litoral Oeste terá uma extensão total de 109 km (construção/exploração de 85 km+exploração de 24 km) mais 2 km de alargamento, e abrangerá uma população residente de 400.000 habitantes, distribuídos por nove concelhos, com importantes impactes ao nível da redução dos tempos de percurso.


Relativamente aos novos troços serão construídos 85 quilómetros:
IC 2 – Variante da Batalha, 13 km, em auto-estrada portajada, com excepção do troço que se sobrepõe à actual EN1, entre o Nó da Azóia e o Nó da A8, em que o tráfego local está isento de pagamento de portagem.
IC 9 – Nazaré / Ourém/ Tomar, 53 km de construção nova entre a Nazaré e Ourém e 14 km para conservação entre Ourém e Tomar. Uma faixa de rodagem, sem pagamento de portagem
IC 36 – Leiria Sul / Leiria Nascente, 6 km, perfil de auto-estrada e portajado
EN 242 – Variante da Nazaré, 6 km, uma faixa de rodagem, sem pagamento de portagem
EN8 – Ligação a Alcobaça, uma faixa de rodagem, sem pagamento de portagem
IC2 – IC36/COL, 2 km, alargamento


O contrato desta concessão prevê ainda a exploração de 24 quilómetros correspondentes aos seguintes lanços já em serviço:
IC 9 – Ourém /Carregueiros, 6 km, 1 faixa de rodagem, sem pagamento de portagem. Obra com conclusão em Setembro de 2009
IC 9 – Carregueiros / Tomar, 8 km, 1 faixa de rodagem, sem pagamento de portagem. Obra concluída em 29 de Abril de 2008
EN1 – Nó do IC9 / Nó de S. Jorge (IC2), 5 km, em serviço COL E VPL, 5 km, em serviço]


E a obra aí está, avançando paulatinamente, melhorando a ligação de Tomar a Oeste. E esta ligação é estratégica: primeiro porque ligará diversos monumentos património nacional ou universal, como o convento de Cristo, o Mosteiro de Santa Maria da Vitoria na Batalha e o Mosteiro de Alcobaça, entre outros. Segundo porque nos liga a uma zona de desenvolvimento económico e crescimento populacional: Ourém, Leiria, batalha, marinha grande, Alcobaça e Nazaré. Terceiro, porque o fará sem portagens, uma vez que o IC9, não terá perfil de auto-estrada.

Felizmente que já é clara a dimensão da obra, entre Tomar, Ourém, Fatima e batalha, o que augura um desenlace final nos próximos meses. Talvez este Verão já possamos fazer o percurso até à Nazaré em menos 44% do tempo dia que hoje demoramos e, com muito mais segurança.

Felizmente este ano, mesmo sem subsidio de ferias e de Natal, nem tudo serão más notícias.