Tivemos cerca de 87mil visitas desde janeiro/2016 - 7700/mês e mais de 214 mil desde julho/2007

29.6.16

Governo não vai privatizar a ADSE

O titular da pasta da saúde garantiu nesta terça-feira, à margem de uma visita ao IPO de Coimbra, que o atual Governo não vai privatizar a ADSE “em nenhuma circunstância”.
 
“Há uma coisa que lhe posso garantir, em nenhuma circunstância o atual Governo promoverá a privatização da ADSE”, afirmou Adalberto Campos Fernandes quando questionado sobre a eventual mutualização do modelo de assistência na doença aos servidores do Estado. Campos Fernandes recordou ainda que a comissão de reforma da ADSE apenas conclui os seus trabalhos na quinta-feira - dentro do prazo estipulado de entregar o trabalho, 30 de junho.
 
Em declarações anteriores na Assembleia da República, a 23 de junho, o ministro admitiu a possibilidade da ADSE vir a ter autonomia e que, até à sua eventual mutualização, haja uma fase transitória onde coexistam duas tutelas.
 
Estará assim garantido o controlo público da ADSE, eventualmente com uma gestão participada com os sindicatos, que são os mais legítimos representantes dos trabalhadores, no fundo aqueles que financiam em exclusivo esta grande entidade.
 
Para Tomar aumentam assim as oportunidades de vir a ter uma Unidade de Saúde, dentro do SNS, mas com mais serviços disponíveis - o que poderia corresponder um ganho na oferta de serviços de saúde instalados em Tomar, evitando que muitos dos subscritores deste subsistema se tenham de deslocar a Santarém, Leiria ou Coimbra, para consultas e intervenções cirúrgicas.
 
Com um impacto cada vez maior na vida de mais de quase dois milhões de portugueses, a ADSE, financiado com 3,5% dos descontos dos trabalhadores em funções públicas e dos aposentados da mesma. De recordar que estes trabalhadores - da função pública e aposentados, financiam o SNS através do Orçamento de Estado, ou seja dos impostos tal como todos os outros trabalhadores e ainda descontam MAIS 3,5% para este seu sistema de saúde.
 
Pode acompanhar aqui as mais recentes notícias da ADSE, no seu novo instrumento de comunicação - a NewsLetter.

Sem comentários: