Tivemos cerca de 87mil visitas desde janeiro/2016 - 7700/mês e mais de 214 mil desde julho/2007

10.2.16

Município de Tomar aumenta parcerias com Freguesias do Concelho

Na sequência do aumento realizado neste ano, de 24% do financiamento direto às freguesias a Câmara vai continuar a implementar a estratégia de parcerias, que tem permitido resolver, nestes dois anos, mais problemas de acessibilidade, do que aqueles que foram realizados nos 8 anos anteriores. Com menos dinheiro e com mais eficácia.

Esta estratégia, em que o Município dá o dinheiro à Freguesia para esta fazer arranjos em ruas e estradas que eram da responsabilidade do Município, levou à aprovação, em recentes reuniões de câmara, vários contratos inter-administrativos a celebrar com freguesias do Concelho, dando continuidade à estratégia de com elas estipular parcerias para grandes intervenções em arruamentos, estradas e caminhos municipais, ou seja, em estradas que sejam da responsabilidade do Município.

Esta nova estratégia, que começou a ser legalmente implementada pela atual gestão, pretende levar neste ano de 2016, estas parcerias às freguesias de:
 
CARREGUEIROS - Intervenções nas Estradas Municipais do Casal da Azinheira e no Casal Cabrita
 
S.PEDRO - Intervenções na ligação entre a EM534 e CM1119 e ligação à Junceira (Carril)
 
PAIALVO - Intervenções na EM Delongo-Paialvo e pavimentações nas Ruas Mª de Lurdes, em Paialvo, na do Moinho, em Vila Nova e na do Lavadouro, nas Curvaceiras
 
URBANA (S.João Batista e Santa Maria dos Olivais), nas Ruas:
- Casal do Láparo,
- Principal de Vale da Nora / Travessa do Vale da Nora,
- Rua dos Madeiras (Cabeças),
- Rua dos Aromas,
- Rua dos Horizontes,
- Rua Jerónimo Santos e
- Rua Caminhos do Sol.
 
SERRA/JUNCEIRA:
1. Pavimentação da Estrada Municipal nº 531, entre Outeiro e Serra; (ao fim de mais de uma década!)
2. Pavimentação da Rua da Bela Vista e Rua do Ribeiro do Marmeleiro (Chão das Maias)
3. Reparação de parte da estrada de ligação da Quinta do Chão das Maias á Silveira (numa extensão de 900 metros).

SABACHEIRA:
Pavimentação da Estrada Municipal da Sabacheira a Vale Meão (limite do concelho). 
 
 
Goste-se ou não, esta estratégia de por as freguesias a colaborar com o Município, para em nome e com o dinheiro deste promover arranjos há muito necessários faz todo o sentido e permite ganhar tempo, perdido durante quase 20 anos.
 
É que o Concelho é de todos.
 
Com estes contratos inter-administrativos, o Município compromete-se a transferir para cada uma das freguesias as verbas correspondentes à intervenção total que venha nestas a ser executada.
 
Estavam previstas, nas negociações realizadas com mais Freguesias, no final do ano de 2015, que outras parcerias pudessem ser estabelecidas, aqui com empenho dos orçamentos das Freguesias e do Municipio, para arranjo de outros arruamentos e estradas, bem como outras intervenções que o Município terá de fazer diretamente.

 

Sem comentários: