O blogue teve em 2023, 35.671 visitas; 48.603 em 2022; 117.160 (2021); 50.794 (2020); 48.799 (2019); 98.329 (2018) e 106.801 (2017) +++ e mais de 838mil desde julho/2010, tendo atingido meio milhão em 5/6/2020

9.7.16

3 (três), 5 (cinco) e 7 (sete) ... Uma explicação Maçónica!

Em Maçonaria os números têm significado, ou não estivéssemos a falar dos "construtores dos Templos", no fundo aqueles que dominando a "mágica" dos números, afinal os usavam para erigir as mais amplas e nobres catedrais reias, e que hoje constroem, ou pelo menos parece pretenderem, construir as do Saber.
 
Mas afinal o que será o 3, o 5 e o 7, em Maçonaria?
 
{3}
Três compõem uma Loja [expressão importada do Inglês, onde começou a Maçonaria especulativa - na Escócia, Lodge, onde tanto quer dizer habitação, como edifício, mas cuja origem tem a ver com a designação dada ao que em Português significa cabana], porque houve três Grão-Mestres [que é o líder de todo um "povo" Maçónico e eleito por todos os seus membros, com o grau de Mestre e pode presidir a todas as reuniões, de todas as Lojas do respetivo "povo" - designado na Maçonaria por obediência], empregados na construção do Templo de Salomão [o mítico Templo Bíblico, do mais relevante dos Reis dos Judeus - Salomão].
 
{5}
Cinco, porque todo o Homem é dotado de cinco sentidos.
 
{7}
Sete, porque há sete ciências liberais.
 
Fernando Pessoa, o iniciado que mais longe levou a sua Mensagem, esclarece: 
"Loja é o arcano, ou a Arca da Verdade.
O Mestre que preside e os dois que estão com ele no Governo da Loja são o símbolo das três verdades fundamentais (ou cabalísticas).
Os dois que com estes três formam os Cinco que completam a Loja, são símbolos dos dois princípios externos, por meio dos quais a Verdade não é ERRO.
E os outros dois, pelo meio dos quais a Loja fica perfeita, são os símbolos dos dois últimos princípios, por maio dos quais a Verdade pode descer ao nosso conhecimento, se nós soubermos subir a ela."
 
 
Em resumo:
Três a dirigem, Cinco a iluminam e Sete a tornam Justa e Perfeita [À Loja]
Os três que a dirigem são o Venerável e os dois Vigilantes. Estes dignatários, acrescidos do Orador e do Secretário, são as chamadas Luzes da Loja, mas é necessário que sete membros, pelo menos, estejam reunidos para procederem a iniciações regulares...