Tivemos cerca de 85mil visitas desde janeiro/2016 - 7600/mês e mais de 212 mil desde julho/2007

7.10.10

Aviso de Protecção Civil

Aviso ESPECIAL PARA SEXTA-SÁBADO



INFORMAÇÃO METEOROLÓGICA E HIDROLÓGICA

De acordo com as previsões disponibilizadas e actualizadas pelo Instituto de Meteorologia (IM), é expectável que a partir o dia amanhã (08OUT), e ainda durante o fim-de-semana (09 a 10 OUT), o estado do tempo seja fortemente influenciado pela passagem de uma superfície frontal de actividade moderada a forte, associada a uma depressão muito cavada.

Como tal salienta-se a ocorrência de chuva persistente e forte, em todo o território, com maior incidência entre o final de Sexta-feira (08OUT) e a madrugada de Sábado (09OUT), a intensificação do vento soprando de sul forte a muito forte, em especial no Litoral Oeste, e com rajadas que poderão atingir os 100 km/h nas Terras Altas, bem com a ocorrência de agitação marítima, tanto no Litoral Oeste como na Costa Sul, podendo-se verificar uma altura de onda de 4 a 6 metros. Esta situação de forte instabilidade, embora se preveja que se mantenha durante o fim-de-semana, terá tendência a desagravar, principalmente no Domingo (10OUT). Face a esta previsão das condições meteorológicas devem os efeitos expectáveis e medidas de auto-protecção abaixo descritos ser especialmente observados.

EFEITOS EXPECTÁVEIS

Recomenda-se a tomada de algumas medidas de precaução, relativamente a:

- Aumento do número de acidentes de viação, devido à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou ao arrastamento de materiais sólidos para a via;
- Inundações por transbordo, em linhas de água de regime torrencial ou não dominadas por albufeiras;
- Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
- Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
- Danos em estruturas montadas ou suspensas;
- Movimentos de massa em vertentes não consolidadas ou fragilizadas por incêndios florestais ocorridos recentemente.
 
TODOS OS CIDADÃOS DO CONCELHO DE TOMAR DEVERÃO LIGAR 249.329.140 ou 919.329.825, em caso de qualquer ocorrência anómala ou pedido de apoio urgente.

Sem comentários: