Tivemos cerca de 87mil visitas desde janeiro/2016 - 7700/mês e mais de 214 mil desde julho/2007

5.7.10

Lançamento do Selo sobre as Sinagogas Portuguesas em Tomar

Os CTT escolheram Tomar para o lançamento da sua nova colecção de selos alusiva às judiarias portuguesas. A sinagoga de Tomar, por ser "o único templo judaico proto-renascença existente no país", está representada nesta coleção com um selo no valor de 32 cêntimos.

Além do selo, os CTT também abriram um posto de correios dentro da sinagoga de Tomar, onde é possível adquirir os selos com as judiarias de Portugal com o carimbo do primeiro dia.

A comunidade de judeus de Tomar foi protegida pelo Infante D. henrique, então Mestre da Ordem de Cristo, também pelo importante papel que representou no crescimento demográfico no séc. XV.

Situada no lado poente da actual Rua Dr. Joaquim Jacinto, a sinagoga de Tomar encerra um significado simbólico. As mísulas do tecto da sala destinada ao culto representam as 12 tribos de Israel, e as quatro colunas que o suportam representam as quatro matriarcas, Sara, Rebeca, lea e Raquel. Um dos aspectos mais peculiares da acústica espaço são as oito bilhas de barro embutidas nos cantos da parede, comunicando com a sala através de orifícios.

Sem comentários: