O blogue teve em 2023, 35.671 visitas; 48.603 em 2022; 117.160 (2021); 50.794 (2020); 48.799 (2019); 98.329 (2018) e 106.801 (2017) +++ e mais de 838mil desde julho/2010, tendo atingido meio milhão em 5/6/2020

27.10.16

Bombeiros realizam neste Domingo instrução / exercício de BREC e apresentam novos formandos TAS na Cerâmica da Portela de S.Pedro


Neste domingo dia 30 de outubro realiza-se mais uma ação de instrução, que contempla um exercício, da equipa especializada em estruturas colapsadas (BREC) dos Bombeiros Municipais de Tomar.
Grupo BREC dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, com o seu Comandante

Esta equipa, após o inicio no final de 2014, das relações de proximidade entre o Município de Tomar e os Sapadores de Coimbra desenvolvidas no seguimento de um curso de Planos Especiais de Emergência, onde os responsáveis da proteção civil de Tomar estiveram envolvidos, incluindo eu próprio, e depois de visitas técnicas realizadas, entre os comandos dos Municipais de Tomar e dos Sapadores de Coimbra, com vista à formação obtida e certificada por estes, terminada já neste ano de 2016.

Constituído este Núcleo BREC nos Bombeiros Municipais de Tomar, inicialmente formado pelos 10 profissionais que obtiveram esta formação, têm os mesmos tido a preocupação de passar os saberes aos demais colegas dos Bombeiros, através destas instruções / exercícios.

Os Bombeiros Municipais de Tomar, são os únicos da região com uma equipa especializada neste tipod e intervenção (BREC).
Elementos da equipa e núcleo BREC, dos Municipais de Tomar, num dos últimos exercícios na Portela de S.Pedro

A mais esta instrução, neste domingo, juntam-se os novos bombeiros especializados em Transporte de Ambulância de Socorro (TAS), que estiveram durante os últimos meses em formação. São doze, os bombeiros agora formados e a apresentação tem lugar no cenário de catástrofe da Cerâmica da Portela de S.Pedro, que tem servido de cenário para diversos exercícios dos Bombeiros Municipais de Tomar.

Este é o maior grupo de formandos em simultâneo, na especialidade de TAS, alguma vez formado em Tomar. A certificação TAS é essencial para operar com qualidade técnica de socorro nas ambulâncias, sendo obrigatória a presença de pelos menos um destes bombeiros certificados nas ambulâncias ao serviço do INEM.

Os Bombeiros Municipais de Tomar careciam há anos de formação nesta áreas, que normalmente só era disponibilizada pelo próprio INEM e pela Escola Nacional de Bombeiros, mas que nos últimos anos diversas empresas devidamente certificadas pelo INAM, vieram a ser autorizadas a dar este tipo de formação, pois além da carência destes profissionais em Tomar, a capacidade formativa do INEM estava à muito limitada.

Esta formação segue o Plano de investimento e desenvolvimento criado desde o início deste manada autárquico (2013-17), e que felizmente não foi ainda abandonado.


@Discurso Direto, 28/10/2016