Tivemos cerca de 87mil visitas desde janeiro/2016 - 7700/mês e mais de 214 mil desde julho/2007

7.10.16

António Guterres é um orgulho para todos

António Guterres foi ontem formalmente aceite pelo conselho de segurança da ONU, como candidato a apresentar à próxima reunião da assembleia geral da maior organização internacional, para ser por esta eleito como seu Secretário-geral.

Este sucesso pessoal de António Guterres, invoca-nos a todos para a importância de que se reveste, cada vez mais, a participação no plano internacional de Portugal, fazendo assim jus ao seu histórico papel no contexto internacional e de desenvolvimento do multilateralismo, sendo que isto é especialmente importante num tempo de guerra, como o atual.

António Guterres está assim de parabéns, como de parabéns está a diplomacia portuguesa, a qual com um excelente candidato, fez muito bem o seu trabalho.

O último português a ter um papel de destaque na ONU, além de António Guterres, como alto comissário para os refugiados, foi Diogo Freitas do Amaral que presidiu à mesa da Assembleia Geral desta organização, precisamente quando António Guterres foi Primeiro Ministro em Portugal.

De destacar ainda o papel determinante que Durão Barroso teve, ao ser durante 10 anos Presidente da Comissão Europeia, o que só abona a favor da capacidade lusa de promover e ter candidatos com capacidade, para ocuparem cargos internacionais de relevo.

https://www.publico.pt/mundo/noticia/antonio-guterres-aclamado-como-novo-secretariogeral-da-onu-1746387

Sem comentários: