Tivemos cerca de 87mil visitas desde janeiro/2016 - 7700/mês e mais de 214 mil desde julho/2007

14.7.09

Morreu o Libertário Palma Inácio


Herminino da Palma Inácio, faleceu pelas 11:15 de hoje de dia 14 de Julho de 2009, em Lisboa,na Associação Casapiana de Solidariedade, onde travou a sua última batalha.

Citando um amigo comum que hoje escreveu:
"morreu o último Herói romântico da luta pela Liberdade. Homem simples, mas de enorme craveira intelectual. Foi uma honra e um privilégio tê-lo conhecido. Com ele morreu uma parte dos nossos ideais de liberdade da nossa juventude. Homem de palavra de honra. Leal como nenhum outro. Amigo fraterno e solidário. Símbolo do inconformismo. Anti-fascista até ao dia de hoje. Honremos o seu testemunho. Prestemos homenagem à memória de Hermínio da Palma Inácio. Ditadura nunca mais!".

Palma Inácio o "Velho" nascaeu em Ferragudo a 29 de Janeiro de 1922, mecânico da Aeronáutica, destacado militante e fundador da LUAR (Liga de Unidade e Acção Revolucionária) em 1967.


Protagonizou algumas arrojadas operações de sabotagem contra o regime salazarista: em 10 de Novembro de 1961, numa acção projectada por Henrique Galvão e comandada por Palma Inácio e Amândio Silva, Camilo Mortâgua, João Martins, Fernando Vasconcelos e Helena Vidal (já falecida), lança sobre Lisboa através de um avião da TAP panfletoss com o Manifesto da Frente Anti-Totalitária dos Portugueses Livres no Estrangeiro.


Em Maio de 1967 foi um dos preincipais intreventores no assalto ao Banco de Portugal na Figueira da Foz, por um comamdo da LUAR por si chefiado e com Camilo Mortágua, António Barracosa e Luís Benvindo.


Foi indicado pelo presidente Mário Soares, em 1995, para receber a Ordem da Liberdade, ordem que não viria a ser-lhe conferida por alegadas pressões exercídas por sectores mais conservadores da sociedade portuguesa.

O corpo encontra-se desde as 20 hoas de hoje na sede do PS no Largo do Rato em Lisboa e segue amanhã pelas 18 horas para o Cemitério do Alto de S.João onde será cremado pelas 19 horas.


MORREU MAIS UM HOMEM LIVRE, OUTROS QUE SE LEVANTEM E SIGAM O SEU CAMINHO!

Sem comentários: