A Internet disponibilizada em locais públicos como cafés, hotéis, aeroportos, entre outros locais, não garante a sua confidencialidade. Em muitos países estrangeiros, os sistemas políticos, os centros de negócios e as redes de comunicação são monitorizados regularmente.
Por essa razão, anote algumas medidas que deve tomar para se proteger: Evite viajar com dados sensíveis.
Se possível, dê prioridade à recuperação de arquivos cifrados no seu local de trabalho e, para aceder, utilize:
- A rede da sua organização com um link seguro;
- Uma caixa de correio eletrónico especialmente criada e dedicada à transferência de dados cifrados – elimine as informações desta caixa após a sua leitura:
- Use um protetor de ecrã no seu computador - O protetor de ecrã permite que trabalhe nos seus documentos durante as viagens, sem que os curiosos consigam ler ou fotografar o ecrã sobre o seu ombro;
- Proteja o acesso aos seus dispositivos com palavras-passe fortes - Reforce a segurança das palavras-passe e utilize combinações de letras, números e símbolos, em vez de palavras comuns e de fácil associação, reforçando assim a segurança dos seus dados;
- Altere a palavra-passe quando for de viagem e quando voltar - É muito importante alterar a palavra-passe quando volta, pois pode ter sido intercetada sem o seu conhecimento.
- Limpe, se possível, os seus dados dos dispositivos eletrónicos que levar na viagem: Na rede da sua entidade, utilizando uma ligação segura; Se não tiver uma caixa de correio eletrónico específica para receber arquivos cifrados, depois de utilizar os dados recebidos em viagem, apague-os da sua máquina. Limpe o histórico de chamadas e pesquisas dos seus dispositivos eletrónicos.
Esta é uma medida de segurança que deve aplicar diariamente e não apenas em viagem, embora seja mais importante em ambientes desconhecidos.