O blogue teve em 2023, 35.671 visitas; 48.603 em 2022; 117.160 (2021); 50.794 (2020); 48.799 (2019); 98.329 (2018) e 106.801 (2017) +++ e mais de 838mil desde julho/2010, tendo atingido meio milhão em 5/6/2020

9.10.12

Governo está moribundo e ninguém o leva a sério

Do Jn online
 
O antigo presidente da República, Mário Soares, considerou, esta terça-feira, que "o Governo está moribundo e ninguém o toma a sério", num artigo na Imprensa, onde pediu uma intervenção do atual chefe de Estado, Cavaco Silva.
foto CESAR CORDEIRO / GLOBAL IMAGENS
Mário Soares
Mário Soares: "Governo está moribundo e ninguém o toma a sério"
"Aproxima-se o momento em que não pode continuar a fazer discursos vazios e que será obrigado a tomar decisões. A não ser que se demita também", afirmou Mário Soares num artigo de opinião assinado no "Diário de Notícias" sob o título "Uma semana difícil".

Considerando que o Governo está moribundo e que já ninguém o leva a sério, o antigo presidente acredita que, nesta altura, mais do que eleições, Portugal precisa de um novo primeiro-ministro. "Sou democrata e sei bem que não há democracia sem eleições. Mas há momentos em que as eleições não se justificam porque não resolverão nada e podem antes complicar muito a situação", assinalou.
Como exemplo, Mário Soares apontou o caso da Itália, onde o presidente da República, Giorgio Napolitano, substituiu o ex-primeiro-ministro Sílvio Berlusconi pelo chefe de governo atual, Mário Monti. "Conseguiu, com a habilidade política e a inteligência que toda a gente lhe reconhece, ver-se livre de Berlusconi e nomear um primeiro-ministro, Mário Monti, com o acordo do parlamento, mas sem eleições", explicou.

No mesmo texto, Mário Soares criticou o silêncio de Paulo Portas, ministro dos Negócios Estrangeiros, exigindo a sua demissão. "Portas, por mais que goste de ser ministro, e ao que parece gosta muito, não pode continuar a sê-lo, sem perda total da sua dignidade e prestigio. Deve demitir-se quanto antes. As sondagens mostram o seu partido a descer abaixo do PCP e do Bloco de Esquerda e ele próprio, antes tão popular, a descer igualmente nas sondagens", destacou.