Notas críticas, com base no artigo orignal de Wilson, H.J. e Daugherty, P.R, "Inteligência colaborativa: seres humanos e IA estão a unir forças", originalmente publicado em jul-agt/2018, Reimpressão R1804J (2021), HBR 10 artigos essenciais, Inteligência Artificial, Análise de dados e a Nova Era das Máquinas, Editora Atual
A inteligência colaborativa como os autores a entendem, veio para ficar e é minha convicção de que estamos já a falar da IA v.2 (Inteligência Artificial v.2), uma vez que esta além de alterar por completo o paradigma histórico do Trabalho, como fator produtivo, o seu maior impacto agora está no complementar e aumentar, por incorporação tecnológica, as capacidades humanas.
"A maioria das atividades de ineterface homem-máquina exige que as pessoas façam coisas novas e diferentes e as façam de maneira diferente" (itálico no original), é uma boa forma de olharmos para esta verdadeira IA v.2 - como a defino, e o seu grande desafio é, no dizer dos autores, que "os protagonistas de amanhã serão aqueles que adotarem a inteligência colaborativa, transformando as suas operações, os seus mercados, os seus setores e - não menos importante - as suas forças de trabalho".
Os autores, depois de um estudo realizado junto de mais de 1500 empresas - no contexto americano, concluiram que "(...) estas alcançaram as melhorias de desempenho mais significativas quando as pessoas e máquinas trabalham juntas".
Esta nova forma de abordar o conceito da IA, na perspetiva da inteligência colaborativa, leva-nos a que no futuro vejamos um aumento de trabalhadores, por uso da AI, em vez dos substituir. A atenção aos pormenores conta: as empresas obtêm maiories ganhos de desempenho, quando as pessoas e as máquinas inteligentes cooperam, pois as pessoas são necessárias para treinar as máquinas, interpretar os seus resultados e garantir a sua utilização ética e responsável.
A solução de uso final desta IA v.2 deve, por isso, estar centrada para obter mais flexibilidade ou velocidade operacional, melhor tomada de decisões ou aumento na personalização dos produtos e serviços.