O blogue teve em 2023, 35.671 visitas; 48.603 em 2022; 117.160 (2021); 50.794 (2020); 48.799 (2019); 98.329 (2018) e 106.801 (2017) +++ e mais de 838mil desde julho/2010, tendo atingido meio milhão em 5/6/2020

3.1.19

A m... que Paiva deixou para limpar e que os atuais gestores de ATL adiam sine die...

Foto: www.tomarnarede.blogspot.pt - Restos de esgoto urbano, espalhado no centro histórico da cidade de Tomar (Nov/2018)


A ler:
Recuperado do blogue Nabantia (Novembro de 2009)
Atual blogue Tomaradianteira.blogspot.com (Novembro de 2018)



Ora o que temos não é novo. 

Para que não venham depois dizer que o post é ofensivo, à gestão ou ainda menos, à pessoa do titular da presidência da Câmara Municipal, entre 1998 e 2008, perceba-se que merda é, segundo o dicionário da priberam:
merda | s. f. | interj. | s. 2 g.

mer·da |é| 
(latim merda-ae)

substantivo feminino

1. [Calão]  Excremento humano ou de outros animais.Ver imagem

2. [Calão, Depreciativo]  Porcariasujidade.

3. [Calão, Depreciativo]  Coisa sem qualidadesem importância ou sem utilidade (ex.: tira essas merdas daío serviço do hotel é uma merda). = BODEGAPORCARIA

4. [Calão]  Situação muito difícil ou problemática (ex.: o sócio fugiu com o dinheiro e deixou a empresa na merda).

interjeição

5. [Calão, Depreciativo]  Exprime descontentamentocontrariedadeimpaciênciairritaçãoraivarepulsão. = BOSTA

6. [Calão]   [Teatro Exprime votos de boa sorte.

substantivo de dois géneros

7. [Calão, Depreciativo]  Indivíduo cobardeamoral ou sem dignidade (ex.: ele é um merda). = MERDAS

8. [Calão, Depreciativo]  Indivíduo sem préstimo ou habilidade. = ASELHA


de merda• [Calão, Depreciativo]  De  qualidade (ex.: que livro de merda!).

fazer merda• [Calão]  Cometer um erroenganar-se (ex.: acho que fiz merda no teste). = ERRAR

• [Calão]  Fazer algo sem qualidade ou profissionalismo (ex.: eles  sabem fazer merda).

mandar à merda• [Calão, Depreciativo]  Mandar embora em tom insultuoso.

"merda", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/merda [consultado em 07-01-2019].


Falamos aqui portanto, essencialmente de excrementos humanos ou de outros animais, depreendendo-se por falarmos do centro histórico, de uma cidade turística, que se trate apenas de gatos e cães de companhia, embora a geringonça que governa portugal tenha estendido os direitos destes a todos os demais, que até lhes dá entrada nos restaurantes, ficamos sempre na dúvida...

Bem, mas falando dos ditos excrementos, que se vão espalhando quando chove, agora e há dez anos, pelas ruas do centro histórico e, logo deduz-se, para o Rio Nabão, sem qualquer tratamento ou valorização ambiental, em pleno final da segunda década do século XXI, também estamos a falar de porcaria e sujidade.

Aqui, até poderia chamar à atenção, que não estamos a falar da porcaria, que nos Governa localmente, porque tal como cagar em frente a uma ventoinha, acabaria por ficar também eu borrado, já que contribuí como é bem sabido, de forma empenhada e determinante, para que tais gestores de ATL estivessem agora a não-fazer, o que Paiva antes também não acabou.

Eis-nos portanto na primeira conclusão: a de que estamos perante uma coisa sem qualidade, sem importância e sem utilidade, não a merda em si, no contexto da sua definição semântica, mas os seus gestores - de merda, deduz-se! Os atuais e os anteriores, onde por acaso, também me incluo, penhoradamente por não ter conseguido contribuir para terminar esta verdadeira merda, espalhada pela cidade, apesar de nunca ter feito parte de qualquer administração dos SMAS, ou mesmo na Câmara, só ter estado dois anos a tempo inteiro na gestão da Proteção Civil, que não deixei na merda, mas sim organizada, estruturada e a funcionar. De tal forma que quem me seguiu, vereador Perfeito do PSD, não alterou o que estava feito...

Esta é, de facto, uma situação difícil e problemática, pois está visto que se fosse fácil, até os atuais gestores - já com cinco anos no pelo, nos quais podemos incluir 4 com gestão direta da CDU - dois dos quais também nos SMAS, o teriam resolvido. Mais de dez anos passados, não se terminou a separação de emissários - entre as águas pluviais e os esgotos urbanos, em parte do Centro Histórico da Cidade Turística de Tomar é mesmo uma merda.

Por isso mesmo, através deste post, exprimo o meu descontentamento, contrariedade, impaciência, irritação, raiva, repulsão, pela nossa coletiva incapacidade para terminar o que foi começado - e até podemos discordar das opções urbanísticas do Paiva (1998-2008), mas não podemos branquear os dez anos seguintes de incapacidade para resolver isto.

Cidade Turística? Sem dúvida. Com cheiro a merda? Não, não quero, desculpem lá.

No fundo, tal como no Teatro, estes são também votos de boa sorte, para nós, os cidadãos, mais do que para quem, provisoriamente nos (finge que) governa e, aí, é de facto de má qualidade.

É tempo de assumir que se está a cometer um erro, que nos estamos (todos, que isto de ser cidadão é um papel de todos), a enganar - ao votar em tal gente e ao não contribuir para os retirar de lá também, pelo que não podemos, nem devemos continuar a fazer algo sem qualidade e profissionalismo.

Eis portanto o meu contributo interpretativo, para o problema ambiental, com mais de dez anos, no Centro Histórico de Tomar.

Eu sei: este texto é uma merda. Mas pelo menos assim, não serei um indivíduo cobarde, amoral e sem dignidade, sem préstimo ou habilidade.
Consegui com tal, relembrar o problema e na sua dissecação usar toda a definição proposta pelo dicionário da priberam.

E, já agora um bom ano, sem merdas destas, claro! :)