Tivemos cerca de 85mil visitas desde janeiro/2016 - 7600/mês e mais de 212 mil desde julho/2007

28.10.09

O Arquitecto Mestre

A leitura do seguinte texto não dispensa a consulta mais aprofundada da matéria em análise.

O título de mestre deu-se pela primeira vez aos presidentes ou encarregados de dirigir os colégios ou sínodos em que se dividiu a grande comunidade de sábios das antiguidades do "crescente fértil", nas ancestrais civilizações, onde se funda o, hoje dito, Ocidente. Foi designação posterior dada aos parceiros (ditos irmãos) da última classe das três em que se dividiam os membros dos colégios romanos de construtores fundados por Numa Pompilio.

Mestres eram também os obreiros de certa instrução entre os que construiram o templo de Salomão, segundo reza a lenda, chegando este qualificativo a ser o nome genérico dos membros de todas as corporações de arquitectos.

As associações de construtores da Idade Média, dividiam-se em grupos ou secções de nove individuos, dando-se o nome de mestres aos que dirigiam estes grupos.

Mestre surge assim como uma generalização e superação do conceito clássico e real de Arquitecto, entendido como o que qualifica o projecto e a este lhe dá corpo. Mestre é assim um executor.

Sejamos pois Mestres nesta obra, o Arquitecto e eu, com a humildade de aprender.

Sem comentários: