30.8.20
28.8.20
Eucalipto, espécie invasora, que não está classificada como tal
O eucalipto é uma espécie que sozinha, sem a ajuda do Homem, se consegue dispersar (e por isso é naturalizada), mas vai além disso, porque além de ter semente e de se reproduzir, consegue fazê-lo afastando-se muitos metros dos outros indivíduos (isto é tem elevada capacidade de dispersão) e em elevado número (densidade) e tem assim características invasoras.
Se dúvidas houvesse, esse comportamento ficou particularmente visível pós-incêndios de 2017. É claro que isso não acontece em todos os locais - se houver uma plantação bem gerida, que vá cortando os indivíduos que saem fora da área de intervenção, é possível controlá-la. Já a Acácia é muito mais difícil. Mas se não houver esse controlo apertado, então a dispersão acontece.
Podemos ver melhor descritas as características invasoras do eucalipto, em:
http://invasoras.pt/gallery/eucalyptus-globulus/
Infelizmente no DL 92/2009 o eucalipto não vem listado como espécie invasora. Isto porque, embora biologicamente o eucalipto tenha comportamento de invasora, o DL é um documento político, que engloba não apenas a biologia mas uma série de outras considerações, desde económicos a políticas.
E, como todos sabemos, é nesse nível que temos de atuar: pressionando e fazendo valer o "peso" para a alteração da sua classificação.
26.8.20
Um Padre a sério, defende a verdade e faz dela balada e forma de vida...
Este sim, é um Padre a sério, como o já bem referenciado Abade Jean Meslier...
A letra da balada criada, merece neste dia, ser bem relembrada. É que a Liberdade é uma conquista e uma luta permanente...
Porque
Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão
Porque os outros têm medo mas tu não
Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.
Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.
Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.
Sophia de Mello Breyner Andresen
24.8.20
SERVIÇO PÚBLICO - que o Belzebu anda por aí, sem ninguém lhe tocar...
22.8.20
A anarquia, vista pelo melhor grupo de Punk que já existiu
A cultura pop produziu imensos grupos simbólicos.
Na minha apreciação, na área do Punk, os Sex Pistols, são um dos seus expoentes máximos.
O desenvolvimento do movimento Punk, como reflexo de um novo anarquismo, desejada ou idolatrada no último quartel do século XX, marcou um movimento de contra-cultura, face às novos conservadorismos emergentes.
Ontem, como hoje, nunca foi tão necessário desenvolver uma reação aos ultra-conservadorismos, nomeadamente aos que ditados pelo politicamente correto, nos pretendem remeter para um tempo histórico de subjugação aos poderes e aos deísmos dominantes.
20.8.20
Morreu Mário Duarte, Padre e Tomar não perdeu nada!
Internado desde o dia 15 de julho no Hospital de Abrantes, o padre Mário Duarte faleceu esta noite. Nascido em 3 de maio de 1960, Mário Duarte Farinha não resistiu a uma pancreatite.
Post Scriptum
Recordando uma das frases mais queridas dos Mestres Anarquistas do Séc.XIX, quando a luta era - efetivamente, pela libertação que a tirania das religiões, aliadas ao poder autocrático dominante, exercia sobre o povo e, especialmente, procurando limitar a atuação dos Livre Pensadores:
“o homem só será livre quando o último rei for enforcado nas tripas do último padre”.
18.8.20
Há 51 anos, foi esta a música que encerrou o Festival de Woodstock
Mais de meio século nos separa desde que o Festival de Woodstock, encerrou os seus concertos, precisamente às 9H00 (hora local) da manhã dessa segunda-feira, dia 18 de agosto de 1969. E foi com esta musica, que Jimi Hendrix encerrou o seu concerto nessa manhã...
É ainda hoje considerado o expoente máximo de Festivais de Verão, naquilo que ficou conhecido como a sub-cultura pop, que dos anos 60 do século passado nos EEUU e na industrializada Inglaterra, se expandiu por todo o mundo durante as décadas seguintes.
Grandes ajuntamentos populares, musica, álcool e drogas a rodos, são a sua imagem de marca e que neste ano de 2020 tiveram o seu fim. nunca mais os Festivais Pop existirão, como durante maio século existiram. A partir de agora, toda essa História vai ficar disponível em registos de memória, enquanto formos vivos - aqueles que foram a Festivais, em registos audio e video, tal como o tempo aureo da Ópera no seculo XIX, ficou namemória daqueles que a viveram.
Como o poeta diz, o mundo pula e avança, como bola colorida entre as mãos de uma criança. Como será o novo mundo que já vivemos? Será, como sempre, aquilo que fizermos dele.
16.8.20
Um mergulho na História - protocolo entre o IPMA e a DGPC
15.8.20
13.8.20
Escolas vão funcionar sem ser online? Deixem-me rir...
Escolas devem reabrir normalmente, mas Governo preparado para decisões diferentes
Na conferência de imprensa da reunião do Conselho de Ministros de hoje, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva disse, depois de questionada sobre o tema, que o Governo está a trabalhar com as escolas para garantir um cenário "o mais próximo possível do normal arranque do ano letivo".
"Obviamente, que a cada momento e em função da situação epidemiológica estamos sempre preparados para tomar decisões diferentes. Decisões diferentes mais limitadas, de pequenos acertos ao funcionamento, ou decisões diferentes mais significativas, retomando o ensino à distância e a plataforma de estudo em casa, que continua a ser preparada para que possa responder", disse a ministra.
Mariana Vieira da Silva disse que são conhecidas as orientações para a reabertura das escolas e arranque do ano letivo e sublinhou que depende da situação epidemiológica no momento do arranque um início de aulas mais próximo da normalidade ou com limitações, como a divisão de turmas ou o recurso ao ensino à distância, por exemplo.
"Essas decisões são tomadas pelas autoridades de saúde e pelo Ministério da Educação em função da condição de partida que se conheça", disse.
Reconhecendo a situação de excecionalidade que vai obrigar os alunos a usar máscara, a ter sempre disponível gel desinfetante, a criar corredores de circulação, regras de permanência e horários específicos para refeições, entre outros aspetos motivados pelo combate à pandemia de covid-19, decididas pelas escolas, pelo Ministério da Educação e pelas autoridades de saúde, a ministra frisou também a importância do regresso à escola.
"Consideramos que o regresso às aulas é da maior importância, para as crianças e para os jovens, para toda a sociedade e estamos a trabalhar para que possa ser retomado", disse.
"Quando em março encerrámos as escolas o nível de conhecimento que existia também era distinto do que hoje existe e hoje é uma recomendação de todos, da própria OMS, que as escolas possam retomar, porque elas são, para muitas crianças e jovens, o local mais seguro e onde mais condições de segurança e de saúde pública se podem garantir, além do ensino e de aprendizagem, do contacto com outras crianças, da alimentação que a escola pública fornece", acrescentou a ministra.
Portugal contabiliza pelo menos 1.770 mortos associados à covid-19 em 53.548 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
IMA // JMR Lusa/fim
11.8.20
9.8.20
A Festa do Avante, pois claro!
7.8.20
5.8.20
AGROAL - "lado" de Tomar vai ter Parque de Autocaravanismo
Décadas de atraso e finalmente um projeto de intervenção no “lado de Tomar” do Agroal.