O blogue teve em 2023, 35.671 visitas; 48.603 em 2022; 117.160 (2021); 50.794 (2020); 48.799 (2019); 98.329 (2018) e 106.801 (2017) +++ e mais de 838mil desde julho/2010, tendo atingido meio milhão em 5/6/2020

28.8.20

Eucalipto, espécie invasora, que não está classificada como tal

O eucalipto é uma espécie que sozinha, sem a ajuda do Homem, se consegue dispersar (e por isso é naturalizada), mas vai além disso, porque além de ter semente e de se reproduzir, consegue fazê-lo afastando-se muitos metros dos outros indivíduos (isto é tem elevada capacidade de dispersão) e em elevado número (densidade) e tem assim características invasoras. 

Se dúvidas houvesse, esse comportamento ficou particularmente visível pós-incêndios de 2017. É claro que isso não acontece em todos os locais - se houver uma plantação bem gerida, que vá cortando os indivíduos que saem fora da área de intervenção, é possível controlá-la. Já a Acácia é muito mais difícil. Mas se não houver esse controlo apertado, então a dispersão acontece. 

Podemos ver melhor descritas as características invasoras do eucalipto, em:

http://invasoras.pt/gallery/eucalyptus-globulus/



Infelizmente no DL 92/2009  o eucalipto não vem listado como espécie invasora. Isto porque, embora biologicamente o eucalipto tenha comportamento de invasora, o DL é um documento político, que engloba não apenas a biologia mas uma série de outras considerações, desde económicos a políticas.

E, como todos sabemos, é nesse nível que temos de atuar: pressionando e fazendo valer o "peso" para a alteração da sua classificação.

26.8.20

Um Padre a sério, defende a verdade e faz dela balada e forma de vida...

Este sim, é um Padre a sério, como o já bem referenciado Abade Jean Meslier...

A letra da balada criada, merece neste dia, ser bem relembrada. É que a Liberdade é uma conquista e uma luta permanente...


Porque


Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão
Porque os outros têm medo mas tu não

Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.

Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.

Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.

                      Sophia de Mello Breyner Andresen




24.8.20

SERVIÇO PÚBLICO - que o Belzebu anda por aí, sem ninguém lhe tocar...


É só para informar que o Belzebu feito Homem, foi visto hoje ao final da tarde nesta localização e não se viram pelas imediações as Cruzadas das viúvas e órfãos das almas penadas, prontas a afogarem de impropérios o dito cujo.

Mais se constatou que os Inquisitores do Santo Ofício, podem assim encomendar livremente as almas penadas, que ao sétimo dia subirão aos Céus conforme as escrituras e ficarão, se disso forem merecedoras, sentadas à direita do Pai.

Ámen!


A imagem pode conter: ar livre, água e natureza

22.8.20

A anarquia, vista pelo melhor grupo de Punk que já existiu

A cultura pop produziu imensos grupos simbólicos.

Na minha apreciação, na área do Punk, os Sex Pistols, são um dos seus expoentes máximos.

O desenvolvimento do movimento Punk, como reflexo de um novo anarquismo, desejada ou idolatrada no último quartel do século XX, marcou um movimento de contra-cultura, face às novos conservadorismos emergentes.

Ontem, como hoje, nunca foi tão necessário desenvolver uma reação aos ultra-conservadorismos, nomeadamente aos que ditados pelo politicamente correto, nos pretendem remeter para um tempo histórico de subjugação aos poderes e aos deísmos dominantes.


20.8.20

Morreu Mário Duarte, Padre e Tomar não perdeu nada!

Paz à sua alma.

P.S. - Agora que faleceu, não faltarão loas ao dito, quiçá arvorado em semi-Deus, como é típico de todos os deísmos. 
Acontece que era um "malandro". Um bom "malandro". 
Tomar não perdeu nada. A sua família sim. 
E a ela as minhas sentidas condolências.

Fim da história! :)


Notícia, "Cidade de Tomar"

Internado desde o dia 15 de julho no Hospital de Abrantes, o padre Mário Duarte faleceu esta noite. Nascido em 3 de maio de 1960, Mário Duarte Farinha não resistiu a uma pancreatite.

Post Scriptum

Recordando uma das frases mais queridas dos Mestres Anarquistas do Séc.XIX, quando a luta era - efetivamente, pela libertação que a tirania das religiões, aliadas ao poder autocrático dominante, exercia sobre o povo e, especialmente, procurando limitar a atuação dos Livre Pensadores:

“o homem só será livre quando o último rei for enforcado nas tripas do último padre”. 

Jean Meslier (1664-1729)

18.8.20

Há 51 anos, foi esta a música que encerrou o Festival de Woodstock

Mais de meio século nos separa desde que o Festival de Woodstock, encerrou os seus concertos, precisamente às 9H00 (hora local) da manhã dessa segunda-feira, dia 18 de agosto de 1969. E foi com esta musica, que Jimi Hendrix encerrou o seu concerto nessa manhã...

É ainda hoje considerado o expoente máximo de Festivais de Verão, naquilo que ficou conhecido como a sub-cultura pop, que dos anos 60 do século passado nos EEUU e na industrializada Inglaterra, se expandiu por todo o mundo durante as décadas seguintes.

Grandes ajuntamentos populares, musica, álcool e drogas a rodos, são a sua imagem de marca e que neste ano de 2020 tiveram o seu fim. nunca mais os Festivais Pop existirão, como durante maio século existiram. A partir de agora, toda essa História vai ficar disponível em registos de memória, enquanto formos vivos - aqueles que foram a Festivais, em registos audio e video, tal como o tempo aureo da Ópera no seculo XIX, ficou namemória daqueles que a viveram.

Como o poeta diz, o mundo pula e avança, como bola colorida entre as mãos de uma criança. Como será o novo mundo que já vivemos? Será, como sempre, aquilo que fizermos dele.

16.8.20

Um mergulho na História - protocolo entre o IPMA e a DGPC

No passado dia 7 de agosto de 2020, foi assinado um Protocolo de Colaboração entre a Direção-Geral do Património Cultural e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, para a concretização do projeto intitulado “Um Mergulho na História”. 


Este projeto tem como principais objetivos, o desenvolvimento de um sistema de informação geográfico que suporte processos de decisão e gestão do património cultural subaquático, o registo, análise e inventariação dos sítios arqueológicos do litoral alentejano, a caracterização dos vestígios arqueológicos relacionados com o património cultural náutico e subaquático, a criação de conteúdos em formato digital (virtual e realidade aumentada), a promoção do envolvimento das populações locais na temática da arqueologia náutica e subaquática como um valor cultural comum e a formação e treino em arqueologia náutica e subaquática a alunos do ensino superior. 

As tarefas desenvolvidas neste projeto foram financiadas pelo Orçamento Participativo Portugal e têm a duração prevista de 24 meses. 


A proposta - “Um Mergulho na História” – foi considerada elegível para a área da cultura, tendo obtido uma votação que a tornou vencedora.


A cultura, o ambiente e a história podem, sempre, estar de braço dado na vida.
Esta uma iniciativa que se saúda. 

13.8.20

Escolas vão funcionar sem ser online? Deixem-me rir...

Todos sabemos que mentira tem perna curta e que, ou o Governo deixa de alinhar na tontaria da “pandemia” e entra num registo de abordar esta nova doença com a normalidade que a sua não letalidade tem na sociedade portuguesa, ou daqui a dois meses falamos...

(Notícia original em sapo.pt)

Escolas devem reabrir normalmente, mas Governo preparado para decisões diferentes

As escolas devem reabrir em situação de normalidade e só uma evolução negativa da pandemia levará a decisões contrárias, de maior ou menor alcance, que o Governo disse hoje estar preparado para tomar.
Escolas devem reabrir normalmente, mas Governo preparado para decisões diferentes

Na conferência de imprensa da reunião do Conselho de Ministros de hoje, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva disse, depois de questionada sobre o tema, que o Governo está a trabalhar com as escolas para garantir um cenário "o mais próximo possível do normal arranque do ano letivo".

"Obviamente, que a cada momento e em função da situação epidemiológica estamos sempre preparados para tomar decisões diferentes. Decisões diferentes mais limitadas, de pequenos acertos ao funcionamento, ou decisões diferentes mais significativas, retomando o ensino à distância e a plataforma de estudo em casa, que continua a ser preparada para que possa responder", disse a ministra.

Mariana Vieira da Silva disse que são conhecidas as orientações para a reabertura das escolas e arranque do ano letivo e sublinhou que depende da situação epidemiológica no momento do arranque um início de aulas mais próximo da normalidade ou com limitações, como a divisão de turmas ou o recurso ao ensino à distância, por exemplo.

"Essas decisões são tomadas pelas autoridades de saúde e pelo Ministério da Educação em função da condição de partida que se conheça", disse.

Reconhecendo a situação de excecionalidade que vai obrigar os alunos a usar máscara, a ter sempre disponível gel desinfetante, a criar corredores de circulação, regras de permanência e horários específicos para refeições, entre outros aspetos motivados pelo combate à pandemia de covid-19, decididas pelas escolas, pelo Ministério da Educação e pelas autoridades de saúde, a ministra frisou também a importância do regresso à escola.

"Consideramos que o regresso às aulas é da maior importância, para as crianças e para os jovens, para toda a sociedade e estamos a trabalhar para que possa ser retomado", disse.

"Quando em março encerrámos as escolas o nível de conhecimento que existia também era distinto do que hoje existe e hoje é uma recomendação de todos, da própria OMS, que as escolas possam retomar, porque elas são, para muitas crianças e jovens, o local mais seguro e onde mais condições de segurança e de saúde pública se podem garantir, além do ensino e de aprendizagem, do contacto com outras crianças, da alimentação que a escola pública fornece", acrescentou a ministra.

Portugal contabiliza pelo menos 1.770 mortos associados à covid-19 em 53.548 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

IMA // JMR                                        Lusa/fim

9.8.20

A Festa do Avante, pois claro!

Anda por aí à solta um anti-comunismo primário, tentando negar a evidência, quer do contributo histórico do PCP para a resistência à ditadura salazarista, nos idos do século XX, quer para o desenvolvimento de inúmeras políticas inovadoras do Portugal Democrático, nomeadamente a nível do poder autárquico.

Que haja quem não se dê bem com clássica organização comunista, quem não goste das suas políticas, quem nem sequer alguma vez pense votar neles, é natural. Eu que sempre fui do PS, várias vezes me confrontei com políticas com as quais não podia concordar por parte deles.

Mas, daí a usar a ignorância, o medo, o pânico do desconhecido, para negar a evidência de que não só a Festa do Avante é, ela própria, um marco da cultura democrática e eclética nacional, como será um exemplo de respeito pela saúde pública e de vivência saudável num País que carece cada vez mais de quem não troque direitos por um prato de lentilhas, nem consciência por servilismo.

Quando nos idos de 80 do século passado fui pela primeira vez à Festa percebi que o mundo era muito mais diverso, do que a simples cultura da telenovela e do futebol. Passados quase 40 anos, isso é mais do que nesse tempo essencial, para preservarmos a dignidade e o futuro dos que se nos seguem.

A imagem pode conter: texto que diz "FEST M AVANTE! 41516 SET 2020 ATALAIA AMORA SEIXAL"

5.8.20

AGROAL - "lado" de Tomar vai ter Parque de Autocaravanismo

Excelente iniciativa.

Décadas de atraso e finalmente um projeto de intervenção no “lado de Tomar” do Agroal.

Parque de autocaravanismo no Agroal com apoio do Turismo de Portugal
Foi assinado no dia 4 de agosto, em S. Pedro do Sul, o protocolo entre o Turismo de Portugal e o Município de Tomar com vista à conceção de um parque de autocaravanismo para o Agroal.
O protocolo, na sequência de candidatura ao programa Valorizar, prevê a concessão de um financiamento não reembolsável de 99.400 € (70% do valor elegível de 142 mil euros, de um investimento global previsto de 263.030,67 €) para a implementação do projeto.
Gosto
Comentar
Partilhar

Come

3.8.20

1.8.20

As pessoas assintomáticas, progridem...

E assim vai o verão...


A imagem pode conter: texto que diz "Existem pessoas muito inteligentes por aí... ..muitas, mas são assintomáticas"
Gosto
Comentar
Partilhar