Notícia original de 1/10/2019, aqui
Milhares de navios usam 'dispositivos fraudulentos' para despejar águas residuais tóxicas no mar e contornar os padrões de emissão
de 01 de outubro de 2019
[Tradução automática do original em ENG]
Você deve saber que os navios de cruzeiro são alguns dos piores poluidores do mundo. Agora, há notícias mais perturbadoras da indústria naval graças a uma investigação bombástica que descobriu que as companhias marítimas globais gastaram bilhões para equipar seus navios com "dispositivos fraudulentos" que contornam os novos padrões de emissões, despejando poluição no mar em vez de no ar . O jornal britânico The Independent revelou a fraude em matéria exclusiva.
A trapaça acontece quando o enxofre é desviado dos canos de escapamento e despejado no mar ao redor do navio, o que aumenta o volume de poluentes lançados nos oceanos e as emissões de dióxido de carbono.
"Imagine o quão longe $ 12 bilhões poderiam ter ido se fossem aplicados no desenvolvimento e implantação de tecnologias para embarcações de emissão zero", disse Bryan Comer, pesquisador sênior do Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), uma organização sem fins lucrativos que oferece pesquisas científicas análise aos reguladores ambientais, ao The Independent .
Os navios que instalaram os purificadores de circuito aberto incluem graneleiros, navios porta-contêineres e petroleiros, que têm os maiores motores e são alguns dos piores poluidores do oceano, de acordo com a Ship Technology , uma publicação do setor de navegação.
Até o momento, 3.756 tiveram lavadores instalados, mas apenas 23 deles, ou 0,6 por cento, têm um lavador de circuito fechado, que captura enxofre e o armazena em tanques até que possa ser transferido para uma instalação segura de descarte no porto, de acordo com a DNV GL, a maior empresa de classificação de navios do mundo, conforme relatado pelo The Independent .
A Exhaust Gas Cleaning Systems Association estimou que 4.000 navios estarão operando com purificadores até janeiro.
O subproduto da queima de combustível é brutal. Quando um navio tem um purificador de circuito aberto, ele despeja no mar cerca de 45 toneladas de água poluída para cada tonelada de combustível que queima. O ICCT disse que a água da lavagem que cai no oceano é quente, ácida e contaminada com substâncias cancerígenas e metais pesados, como relatou o The Independent . A poluição por metais pesados tem sido associada a danos ao sistema nervoso central em humanos e animais. Alguns dos outros produtos químicos dos contaminantes foram conectados a cânceres de pele, pulmão, bexiga, fígado e estômago.
O ICCT estimou que apenas os navios de cruzeiro equipados com purificadores queimarão cerca de 4 milhões de toneladas de óleo combustível pesado em 2020 e despejarão 180 milhões de toneladas de água contaminada ao mar.
"Cerca de metade dos cerca de 500 navios de cruzeiro do mundo têm ou em breve terão purificadores instalados", disse Comer ao The Independent . "Os navios de cruzeiro operam em algumas das áreas mais belas e cristalinas do planeta, o que torna isso ainda mais preocupante."
O aumento da acidificação já está devastando os recifes de coral do mundo, uma vez que torna mais difícil para os corais construirem seus esqueletos, de acordo com o Woods Hole Oceanographic Institution .
Comer acabou de falar em navios de cruzeiro e também observou que os depuradores forçam os navios a queimar cerca de 2% a mais de combustível, aumentando suas emissões de CO2.
O total acumulado do transporte marítimo também aumentará drasticamente a poluição da água e terá um impacto devastador na vida selvagem marinha e na qualidade da água ao redor dos portos.
"No Mar do Norte e em algumas partes do Canal da Mancha, a qualidade da água já foi fortemente degradada", disse Lucy Gilliam, ativista da ONG Transport and Environment, com sede em Bruxelas, ao The Independent . "A vida selvagem nessas áreas é provavelmente muito mais vulnerável aos efeitos de navios descarregando enormes volumes de água ácida, poluída e quente de purificadores."
Em resposta ao The Independent , a IMO disse que já "adotou critérios estritos para a descarga de água de lavagem dos sistemas de limpeza de gases de exaustão". Ele acrescentou que está "realizando uma revisão das diretrizes de 2015 sobre sistemas de limpeza de gases de escape. As diretrizes incluem, entre outras coisas, os padrões de descarga de água de lavagem."
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- NOTA:
- Estima-se que, em virtude da emissão global de micro-partículas por queima de gasoleo - em navios de cruzeiro atracados em portos da UE e das viaturas em circulação, haja por ano um numero de mortes prematuras de mais de UM MILHÃO de cidadãos da UE.