Retirado do site que acompanho e aconselho, para quem estiver interessado em boa análise, científica, sobre os fenómenos meteorológicos. - Original aqui
A previsão trimestral para Dezembro, Janeiro e Fevereiro apontam para que as condições de circulação atmosférica e oceânicas serão dominadas pela presença de um regime anormalmente quente no Ártico; um padrão de temperaturas oceânicas caracterizado essencialmente por uma fase positiva do dipolo do oceano indico e por uma gradual tendência para a desestabilização do vórtice polar.
Dezembro será um mês dominado por tempo mais seco e anticiclónico. Esperamos noites frias e dias amenos, com anomalias negativas da precipitação.
Isto deve-se ao predomínio de áreas anticiclónicas próximo da Península, em especial a partir na 2-3ª semana do mês, e de um regime de circulação que vai apresentar mais situações de fluxo de leste e nordeste.
Em Janeiro e Fevereiro teremos uma gradual tendência para mais instabilidade, com regime de circulação de oeste e noroeste a tentar impor-se de novo.
Esperamos valores de precipitação dentro ou acima do normal e temperaturas dentro ou ligeiramente abaixo do normal.
Esperamos valores de precipitação dentro ou acima do normal e temperaturas dentro ou ligeiramente abaixo do normal.
Realçamos que os sinais estatísticos relativos à precipitação são mais fortes em Dezembro e há mais dispersão dos cenários em Janeiro e Fevereiro.