Assim vai o País da geringonça, com marketing e poucos resultados - quando comparados com os demais países da Europa.
Salário mínimo em Portugal foi dos que menos cresceu. Onde subiu mais?
Relatório do Eurofound coloca Portugal entre os países que menos aumentaram o salário mínimo nacional. A Lituânia foi o país onde o montante mais cresceu.
Osalário mínimo em Portugal pouco aumentou. A conclusão é de um estudo do Eurofound que revela que o salário base por cá registou uma valorização real de 2,8% ao longo do último ano, bem abaixo da Lituânia - que registou o maior aumento - com uma taxa de 36,5%.
Por outro lado, o estudo revela que o salário mínimo em Portugal é dos que esté menos exposto a descontos para a Segurança Social, com uma taxa de 11%. Em termos de comparação, na Bélgica é onde a taxa de descontos é mais baixa, de 4,3%, enquanto na Lituânia é onde é mais elevada, de 39,5%.
"Em Portugal, houve uma resposta mais positiva por parte do Governo, que propôs aumentar o salário mínimo nacional para pelo menos 600 euros e encorajou os parceiros sociais a achegarem a um nível superior. No entanto, como os parceiros sociais não atingiram esse acordo, o Conselho de Ministros aprovou a proposta inicial", pode ler-se no relatório.
Entre os países onde o salário mínimo mais subiu, o destaque vai também para a vizinha Espanha - que ficou em segundo lugar - com uma valorização real de 21,1%.
Do lado oposto, a Letónia registou mesmo um recuo (-2,9%)do valor do salário mínimo
Recordo que durante os anos da Governação da geringonça (2015-19), o salário Mínimo subiu 18,8% para 600€ e em Espanha, no mesmo período subiu 38,8% para 900€.
O valor do salário mínimo em Espanha é neste momento, praticamente igual ao salário médio dos trabalhadores por conta de outrem em Portugal: 943 (2017).
Assim não vamos a lado nenhum...