Trabalho que tem sido desenvolvido pelo BCSD Portugal no âmbito da sua iniciativa Carta de Princípios e Jornada 2030.
O retrato agregado do estado de maturidade das empresas portuguesas em termos de sustentabilidade, referente a dados de 2021, 2022 e 2023.
Verificou-se que as empresas ainda apresentam uma reduzida maturidade em sustentabilidade.
Nas etapas iniciais da jornada se encontram principalmente microempresas e PMEs, as empresas nas etapas de maior maturidade são, maioritariamente, de grande dimensão.
A Carta de Princípios do BCSD Portugal, publicada em 2017, é o documento que reúne as empresas portuguesas em torno de compromissos comuns de desenvolvimento sustentável para Portugal.
A Carta estabelece os princípios que constituem as linhas orientadoras para uma boa gestão empresarial e pretende criar um referencial voluntário, aplicável a empresas de várias dimensões e setores, baseado em seis princípios.
A Carta é inspirada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, nos Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da Organização Internacional do Trabalho e no Pacto Global das Nações Unidas e estabelece o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
O BCSD Portugal pretende, com esta iniciativa, incentivar as boas práticas de gestão e os princípios de sustentabilidade junto de todas as empresas e das suas cadeias de valor.A Carta está aberta a todas as empresas que partilham a ambição de um futuro sustentável.
No final de 2024, a Carta de Princípios contava com 245 entidades signatárias.
A Carta de Princípios é implementada pela Jornada 2030 – a agenda comum das empresas pela sustentabilidade em Portugal, que pretende apoiar as empresas a converter a sustentabilidade em ações concretas. Ao subscreverem a Carta, as empresas comprometem-se com a realização da Jornada 2030.
A Jornada 2030, lançada em 2021, é composta por 20 objetivos, 20 metas e 20 indicadores transversais de âmbito ambiental, social e de governo corporativo (ESG, sigla inglesa), demonstrando a contribuição das empresas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desenvolve-se ao longo de 6 etapas – Despertar, Conhecer, Construir, Comunicar, Consolidar e Coliderar.Propósito
• Alinhar e demonstrar a contribuição das empresas para os ODS;
• Apoiar as empresas a converter a sustentabilidade em ações concretas;
• Apoiar as empresas na identificação de ferramentas e melhores práticas que poderão alavancar a jornada para a sustentabilidade nas suas organizações e cadeia de valor;
• Fornecer às empresas um roteiro para a internalização da sustentabilidade nos seus modelos de negócio.
