Este é o video da campanha para EDUCAR OS PAIS, que assistem ao futebol de formação.
Mas a mensagem aplica-se a TODOS OS PAIS, de TODOS OS DESPORTOS, os quais, MESMO NOS TREINOS, utilizam expressões de pouquíssima civilidade e que, decerto, em casa não as usam para se dirigirem à família.
A minha experiência como pai que assistia aos treinos de Basquetebol da minha filha, em Tomar, leva-me a reclamar da importância desta campanha. Nunca, nem no Estádio José de Alvalade, onde de quando em vez vou assistir aos jogos do meu Sporting, ouvi em tão pouco tempo, tanta asneira, tanta coação e observei tanto desrespeito, por atletas, por treinadores e, nos jogos, pelos árbitros.
Ficava atónito e a pensar, que sociedade criámos nas últimas décadas, que levasse à existência de Pais tão mal educados e tão incapazes de serem cidadãos e de darem o exemplo aos filhos. E isto não foi há uma década, mas sim até há um ano atrás (2018).
Que escolhas podem fazer estes miúdos - a ouvirem isto em todos os treinos e jogos? Que escolhas cidadãs podem fazer estes Pais, para a sua cidade, para o seu Pais? Escolhas esclarecidas é que não podem ser. Tenhamos vergonha.