O blogue teve em 2023, 35.671 visitas; 48.603 em 2022; 117.160 (2021); 50.794 (2020); 48.799 (2019); 98.329 (2018) e 106.801 (2017) +++ e mais de 838mil desde julho/2010, tendo atingido meio milhão em 5/6/2020

20.7.18

Uma leitura sobre a Festa Templária - a opinião da Templ'Anima

Do site www.templanima.blogspot.pt (15/7/2018)


UM PASSO EM FRENTE, DOIS PASSOS ATRÁS...OU DE COMO OS ORGANIZADORES DO SEMINÁRIO DA FESTA TEMPLÁRIA RECUARAM NO TEMPO !



No momento em que urge desenvolver a Rota Templária europeia , sendo a Festa templária de Tomar uma de suas actividades integradas, os (3)organizadores diretos da sua parte mais cultural ou seja o Seminário da Festa realizado no dia de sua abertura -quinta, dia 5- “pecaram” gravemente por omissão ou desconhecimento.

Primeiramente , reduziram o tempo do Seminário de um dia para meio dia , talvez por não conseguirem encontrar mais oradores ( e não está em causa a sua qualidade)!
O certo é que ainda uma semana antes não havia nada visível publicado sobre quem eram ( nem ninguém da cidade a quem perguntámos o sabia dizer). Quase parece que só pensaram verdadeiramente de véspera no assunto...que chatice : da expressão “turismo cultural” preferem dar primazia ao turismo e ao espectáculo...a parte cultural enfim, logo se vê, em cima do joelho...

Mais, enquanto o ano passado o Seminário teve uma componente europeia , este ano -entregues a si próprios- os ditos organizadores remeteram-se “oratoriamente” a uma visão caseira ou regionalista.
Mais, em matéria de convites para a Jornada reduziram-se a uma visão ibérica oficial , “esquecendo” por exemplo os franceses de Troyes (habituèes) que só convidaram uma semana antes !(segundo nos asseguraram de origem) ...Claro que assim não vieram...se era isso que queriam!

E seria pedir muito aos organizadores que alargassem as suas vistas (ou falta dela) a outros horizontes ou paragens... bem tínhamos referido com uns meses de antecedência á responsável da Divisão de Cultura que existiam 2 historiadoras – que já estiveram há meia dúzia de anos no Convento – uma italiana e outra inglesa , especialistas em templários e que seria importante ouvir neste seminário e no timing presente, sendo de países integrantes da Rota!
Mas os tais organizadores preferiram ficar-se pela sua auto-proclamada “fantástica iniciativa “...um dos porta-vozes afirmou mesmo a abrir a sessãoque “este é um ano especial pelo facto de a Sede da associação se ter fixado em Tomar” (sic) !!!!! … e nós a pensarmos que era um ano especial porque tanto a Ordem como o fundador da cidade nasceram exatamente há 9 séculos... começou assim portanto o seu IX Centenário com os da dita  trindade  a olharem para o umbigo...enfim...

Esperemos que em breve a Comissão Cientifica já nomeada tenha plenos poderes e condições para corrigir este estado de coisas ! Non nobis mas a Eles (templários) a Gloria !

UMA NOTA FINAL : porque na comunicação de eventos templários não colocam ao contrario de franceses e italianos o Logótipo  aprovado e obrigatório da Rota Templária Europeia ??! 
Será que querem mesmo -propositadamente ou de modo sabotatório - andar para trás ?! 
E porquê uma cruz branca envergonhada entre parêntesis (?) ...será que o seu designer pertence ao clube dos que pretendiam uma cruz branca em vez da vermelha -identificadora e única dos cavaleiros templários - para sua grande mostra de ignorância histórica ?! (Talvez lhe tenham feito mal o breefing do pretendido) ...E desde quando -em termos de manuais da arte - é que o suporte ou a conjuntura se sobrepõem á uniformidade do Logo ?   Envergonhem-se de vez ! 

Nota:
A opinião expressa no artigo não reflete, necessariamente, a minha sobre o mesmo. No entanto considerei importante que ela tivesse esta projeção, uma vez que sempre considerei que TOMAR é de TODOS e, uma vez que a Temnplanima está na primeira linha da "leitura" Templária em Tomar, não pode deixar de se ler e ouvir com a devida atenção a sua leitura, a qual não está limitada pelos interesses económicos e/ou políticos de "alguns" agentes, absolutamente legítimos, mas objetivamente condicionados.