O blogue teve em 2023, 35.671 visitas; 48.603 em 2022; 117.160 (2021); 50.794 (2020); 48.799 (2019); 98.329 (2018) e 106.801 (2017) +++ e mais de 838mil desde julho/2010, tendo atingido meio milhão em 5/6/2020

3.7.16

Município candidata Festa dos Tabuleiros à 9ªedição dos Prémios "Gala dos Eventos"

Vai já na 9ª edição, a Gala dos Eventos, onde todos os anos são atribuídos prémios dos mais diversos eventos realizados durante um determinado período em Portugal.
 
O Município de Tomar decidiu apresentar a candidatura do evento "Festa dos Tabuleiros 2015" à 9ª edição, que irá ter a sua Gala no decurso da 12.ª edição da ExpoEventos que se vai realizar nos dias 23 e 24 de janeiro de 2017, no Tryp Lisboa Aeroporto, do Grupo Hoti Hotéis.
 
O Gabinete da ExpoEventos, com o regulamento da 9ª edição dos Prémios da Gala dos Eventos, anuncia os prémios dos sectores dos eventos e do turismo de negócios.
 
Este ano, o prazo das candidaturas abrange um período mais largo, contemplando todos os eventos, produções e serviços, ocorridos em território nacional, com data de realização entre 1 de Janeiro 2015 e 30 de Setembro de 2016, bem como todos os espaços que funcionaram nesse período de tempo, igualmente em território nacional”.
 
Os “Prémios dos Eventos” que nas oito edições já realizadas envolveram a concurso mais de 160 empresas e entidades, contam com a colaboração de uma Comissão de Honra que em simultâneo assume o painel do Júri e da qual fazem parte personalidades de reconhecido mérito nas diversas áreas a concurso.
 
Destinados a incentivar a excelência nos sectores dos eventos e do turismo de negócios, os Prémios da Gala dos Eventos consistem num concurso anual destinado a todas as entidades que operam naquelas áreas. Os Prémios são revelados e os troféus são entregues na cerimónia da Gala dos Eventos que decorrerá em data a designar, integrada na próxima edição da ExpoEventos, “o fórum dos eventos e do turismo de negócios”.
As Categorias e o Prémios a concurso na presente edição, são as seguintes:
  • Categoria Melhor Evento: Prémios Evento Empresarial, Congresso, Evento de Marca, Evento de Motivação e Incentivo, Feira Profissional, Temática e de Consumo, Evento Desportivo, Evento Cultural – Arte, Festivais, Dança, Teatro e Exposições, Evento Musical – Festivais e Concertos, Evento de Formação e Evento Público

  • Categoria Melhor Espaço para Eventos: Prémios Melhores Espaços e Hotéis para Eventos e Congresso de Grande, pequena e média dimensão, Prémio Hotel “Concept” para Eventos, Prémio Espaços Sociais, Culturais e Históricos para Eventos, Espaço para Eventos Desportivo e Espaço de Animação Turística

  • Categoria Melhor Produção: Prémio Audiovisual e Multimédia, Prémio Animação / Performance Artística em EventoPrémio Logística em Evento, Prémio Comunicação e interação Web em Evento, Prémio Produção de Animação Turística , Produção Pirotécnica, Prémio Design e Decoração de Evento, Prémio Inovação em produtos ou serviço para Eventos

  • Categoria “Sustentabilidade em Eventos”: Prémio destinado a Produtos, Serviços, Eventos e Espaços, que se distinguiram pela sua vertente de responsabilidade social e proteção do ambiente.
Como habitualmente, serão atribuídos ainda os prémios especiais extraconcurso de grande importância, como o Grande Prémio da Gala dos Eventos, o Prémio Personalidade dos Eventos e o Prémio Revelação.
 
A candidatura de Tomar é justificada com o impacto com a sua realização, que ascende a 800.000 visitantes, durante todos os dias do evento, dando naturalmente nota de que no ano anterior à Festa, com a chamada reunião do povo, a qual é convocada pelo Presidente da Câmara Municipal, em que a população do concelho decide a realização ou não, da Festa no ano seguinte e isto, normalmente de quatro em quatro anos.

Feita, ato contínuo, a escolha do mordomo dentro os presentes, o qual será o responsável máximo pela realização da Festa e pela constituição de uma comissão que com ele irá trabalhar e da qual também fazem parte por inerência do cargo os Presidentes da Câmara a Assembleia Municipais, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Tomar, o Vigário Geral de Tomar - da Igreja Católica e os Presidentes de Junta de Freguesia do concelho.

A Festa tem assim, o seu anúncio solene em Domingo de Páscoa, com a Procissão das Coroas e Pendões do Espírito Santo pelas ruas da cidade, repetida hoje por um total de 7 domingos, até a data da Festa, que em tempos coincidia com o solstício de Verão, mas desde há umas décadas se realiza na primeira semana de julho, com uma duração variável, mas que em 2015 foi de 10 dias.

A Festa, como sabemos, integra vários cortejos, entre eles o Cortejo Principal, que em 2015 contou com mais de 700 Tabuleiros, além de diversas exposições, colóquios, espetáculos musicais, arraial popular, ruas populares ornamentadas com flores de papel, entre muitas outras iniciativas .

Foi portanto informado quais os momentos principais da Festa: - Cortejos das Coroas e Pendões do Espírito Santo;
- Cortejo das Crianças (dito dos Rapazes, apesar de ser composto por ambos os sexos, normalmente no domingo anterior ao cortejo principal);

- Cortejo do Mordomo;
- Abertura das Ruas Populares Ornamentadas, que em 2015 estiveram abertas 3 dias;
- Cortejos Parciais dos Tabuleiros, no sábado antes do cortejo principal;
- Cortejo dos Tabuleiros, do domingo;
- Cortejo das Distribuição do Bodo, na segunda-feira.


Espera-se agora que esta candidatura, a qual será circunstanciadamente informada nesta segunda-feira (4/julho), na respetiva reunião da Câmara Municipal, tenha o maior sucesso nesta verdadeira montra do setor Turístico.


Nota - referências:
http://www.expoeventos.org/
Cortejo dos rapazes
Cortejo principal