Ao contrário do que aquilo que a maioria dos Tomarenses percepciona, o Concelho de Tomar tem habitualmente taxas de desemprego bem abaixo da média nacional e em valores sempre muito próximos do Médio Tejo - que é sempre um dos mais baixos do País, sempre destronados pelas regiões de Aveiro e de Leiria.
Fonte Pordata - inscritos nos Centros de Emprego |
Os valores das taxas de desemprego, variam em Tomar, os 73%-89%, da média nacional. Em 2001 era de 4,1% (a mesma que no Médio Tejo e a média nacional era de 4,7%). Em 2012 era de 8,2% (no Médio Tejo era de 7,8% e a nível nacional 9,6%). Em 2016 era de 5,7% (no Médio Tejo era de 5,8% e a nível nacional de 7,8%).
Dado que nos últimos anos, a taxa de desemprego no Concelho de Tomar, se veio a tornar cada vez mais baixa, face à média nacional, não é de estranhar que aos 7,8% (medidos pelo INE) a nível nacional no final de fevereiro, se possa estimar que no Concelho de Tomar ronde os 5%.
Nota: os valores dos inscritos nos Centros de Emprego são sempre inferiores à estatística do INE, numa correlação de 80-90%
Este é um valor historicamente baixo, sendo já há alguns meses sentida a falta de trabalhadores em algumas áreas de trabalho, como sejam a restauração e a hotelaria.
Fonte: Pordata, inscritos nos Centros de Emprego |