O blogue teve 48.799 visitas em 2019 (98.329 em 2018 e 106.801 de 2017) +++ e mais de 488 mil desde julho/2010

29.6.12

Um ano depois, descalabro no Déficit, prova erro do Governo

Segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística  (INE), o valor nominal do défice das Administrações Públicas em contabilidade  nacional - a áptica que conta para Bruxelas - atingiu os 3.217 milhões de  euros, valor que compara com os 3.097 milhões de euros registados no final  do primeiro trimestre do ano passado.  Analisando estes dados em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB),  verifica-se um agravamento dos 7,5 por cento do final do primeiro trimestre  do ano passado para 7,9 por cento registados no final do primeiro trimestre  de 2012.  O valor de 2011 foi revisto de 7,7 por cento para 7,5 por cento do PIB. Os dados do INE mostram ainda que analisando o ano terminado no final  do primeiro trimestre também se registou um agravamento do défice.  "A necessidade de financiamento das Administrações Públicas agravou-se  0,1  1/8pontos percentuais 3/8, passando de 4,2 por cento em 2011 para 4,3 por  cento no ano acabado no primeiro trimestre de 2012".   Esta evolução, segundo o Instituto, "refletiu em larga medida a diminuição  das receitas de impostos sobre a produção" com uma quebra de 1,7 por cento  no ano acabado no primeiro trimestre de 2012, "e o aumento das prestações  sociais" com um crescimento de 1,2 por cento no mesmo período.  Na publicação "Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional",  o INE explica que o agravamento do défice orçamental se ficou, assim, a  dever à "redução mais acentuada na receita que a verificada na despesa". Os dados divulgados hoje pelo INE confirmam os sinais de alarme relativos  à execução orçamental de 2012 que já se vinham a fazer notar nas sínteses  mensais de execução orçamental, com especial incidência numa cobrança de  receitas fiscais abaixo do previsto, mas também em relação às despesas com  prestações sociais, designadamente o subsídio de desemprego, acima do previsto. A síntese de execução orçamental relativa ao mês de maio, divulgada  a 22 de junho, dava conta disso mesmo, ao revelar que a receita fiscal do  Estado tinha caído 3,5 por cento nos primeiros cinco meses deste ano por  comparação com o mesmo período de 2011.   O Governo previa no Orçamento para 2012 que a receita fiscal do Estado  crescesse 2,9 por cento, um valor que foi revisto ligeiramente em baixa  no Orçamento Retificativo, mas sem que se deixasse de prever um crescimento  da receita com impostos.   Já do lado das despesas sociais, os gastos com subsídios de desemprego  e de apoio ao emprego aumentaram 23 por cento nos primeiros cinco meses  deste ano, um aumento que equivale a mais 200 milhões de euros por comparação  com o mesmo período do ano passado.  Um dia antes destes números serem conhecidos, o ministro das Finanças,  Vítor Gaspar, reconheceu que a informação disponível sobre o comportamento  das receitas não era "positiva".  O ministro reconheceu que os números da execução orçamental significam  um aumento dos "riscos e incertezas" relativamente à possibilidade de cumprir  a meta para o défice.  Perante estes números e os riscos para a execução orçamental que os  mesmos comportam, o Governo não tem fechado a porta à aplicação de mais  medidas de austeridade.  Os número divulgados hoje pelo INE confirmam, ainda que parcialmente,  a estimativa que havia sido feita pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental  do Parlamento que, perante os dados de execução orçamental tinham previsto  que o défice orçamental em contabilidade nacional no final do primeiro trimestre  seria de 7,4 por cento do PIB.  Os técnicos de apoio à Assembleia da República notaram, contudo, que  o principal impacto das medidas do orçamento (como o corte de subsídios  à função pública e pensionistas) só será sentido depois do primeiro trimestre. @Lusa

28.6.12

Seminário da Polícia Judiciária em Tomar foi um sucesso

Numa iniciativa da proteção civil de Tomar, o laboratório de polícia científica da PJ, veio a Tomar realizar um Seminário sobre "Preservação do local do crime", o qual teve ampla assistência no passado Sábado de manhã, na Biblioteca Municipal.

Coordenado pelo tomarense Carlos Godinho, este laboratório cientifico, instituido no início da década de 60 do século passado, conta atualmente com mais de 260 profissionais, que procuram dar resposta às peritagens criminais de todo o País. Segundo foi informado, realizam-se anualmente mais de 35.000 perícias, sendo que apenas 50% das mesmas se encontram diretamente relacionadas com o trabalho de investigação da própria PJ, sendo mais de 30% do trabalho realizado, oriundo da colaboração direta com as outras polícias com tutela na investigação criminal, como a PSP e a GNR.

O Seminário captou por completo a atenção da vasta assistência, maioritáriamente composta por cidadãos bombeiros, muitos dos quais em atividade formativa, a nível das escolas de cadetes e a sensibilização dos três inspetores foi especialmente para eles vocacionado.


PAGADIGMA: Equilíbrio entre pessoas / procedimentos / tecnologia

O Seminário poderia ter como conclusão a frase dita e repetida de que, "O urgente prejudica o importante". Essa foi aliás a tónica das intervenções proferidas. E os conselhos foram vários e todos no memso sentido: Evitar ao máximo a contaminação dos locais do crime, usando como estratégia anotar e passar a informação de todos os atos praticados até à chegada dos peritos, usar o memso caminho para entrada e saida de forma a minimizar a contaminação, manutenção no local do crime pelo tempo apenas bastante para a intervenção técnica de socorro/assistência/contenção de sinistro, evitar e controlar o efeito do 'fascínio pelos cadáveres', tentar evitar ao máximo luvas descartáveis e proteções no calçado e preservar todos os materiais nos respetivos locais evitando removê-los para sacos e se absolutamente necessário, filmar e/ou fotografar antecipadamente, etc, etc.

Os conselhos dados, baseados no 'livro de estilo', leia-se, de procedimentos em vigor são tantos, que o espaço deste post, como o do próprio seminário em si, se demosntram como demasiado curtos.

No final, ficou o alerta dado por alguns profissionais Bombeiros, da importância da Formação assim ministrada e que a mesma deveria ser disponibilizada nos Planos de Formação da Escola Nacional de Bombeiros. Esta análise teve como resposta por parte da PJ, da total disponibilidade para disponibilizar os manuais de procedimentos, para os corpos de Bombeiros, de forma a assim melhorar a eficácia da atuação/proteção dos locais dos crimes.

A presença de diversos dirigentes da Federação dos Bombeiros do Distrito de Santarém, teve como consequência a imediata disponibilidade demonstrada pelo seu Presidente, Diamantino Duarte, para que a Federação se responsabiliza-se pela sua edição e distribuição futura aos corpos de Bombeiros.

Ficou ainda no ar um desafio mais geral ao sistema nacional de proteção civil, no tocante á criação de NEP (Normas de Execução Permanente), que possam facilitar a integração nos procedimentos diários dos diferentes agentes de proteção civil, entre os quais os Bombeiros, mas não só. A presença de diversos responsáveis políticos na sala, entre vereação e presidentes de junta, é uma garantia de que os desafios não terão caído em saco roto.

Um agradecimento muito especial à EngªAna Paula Andrade, como responsável técnica da proteção civil municipal, pelo fato de dar continuidade ao trabalho de sensibilização geral tendo em vista  a melhoria da atuação dos diferentes agentes de proteção civil e ao Comando dos Bombeiros Municipais, a quem se deve esta oportunidade, a qual deve ter a necessária continuidade, no meu entender.

27.6.12

Esperancinha assume que não está a cumprir o Despacho do Governo em relação às Urgências do Médio Tejo

Ontem houve reunião conjunta entre a Câmara Municipal, a Comissão de Saúde da Assembleia Municipal, com o Presidente do CA do Centro Hospitalar do Médio Tejo, no edifício do Município de Tomar.

Á reunião apenas faltaram os membros da Comissão da AM representantes do BE e do CDS/PP, por motivos profissionais.

A reunião teve óbvios pontos de interesse, os quais vão dar para vários posts ao longo das próximas semanas, mas hoje apenas trago um dos assuntos, por mim perguntado e respondido, pelo gestor fabril que o Governo PSD/CDS nomeou para gerir o CHMT e que promoveu em poucos meses, entre outras, a retirada de valências do Hospital de Tomar, a redução de funcionários e capacidade instalada no Hospital de Tomar e o desaparecimento das Urgências do Hospital de Tomar...

Tive oportunidade de colocar ao nomeado político quatro questões, sendo que a primeira foi: "como interpreta o Sr.Presidente do CA do CHMT, o que está descrito na definição do 'ponto de rede' nº71 e 72, como tal designado no Despacho do Sr.Ministro da Saúde, de 2008, onde os Hospitais de Torres Novas e Tomar, são definidos como sendo SUB5 - em estreita articulação com as valências existentes. Isto porque tem sido por si afirmado e consta nos documentos distribuidos na sua Conferência de Imprensa de 21/6/2012, como sendo uma das base da  reorganização em curso, o cumprimento do Despacho 5414/2008."

A resposta do nomeado do Governo PSD/CDS, para a destruição do Serviço Nacional de Saúde, a nível dos cuidados de saúde no médio tejo, foi pronta: "Nós ignorámos a definição SUB5. Nós ignorámos o 5 e aplicámos apenas o SUB"!

Bonito. Assumindo ter como primeira prioridade o cmprimento do Despacho de Correia de Campos, perguntado se o estava a cumprir e como o interpretava, responde que ignorou a definição legalmente instituidas, que obrigava a que AS URGÊNCIAS ESTIVESSEM ARTICULADAS com as VALÊNCIAS PRÉ-EXISTENTES EM CADA UMA DAS UNIDADES HOSPITALARES DO MÉDIO TEJO.

De fato, é curioso que seja possivel hoje em Portugal um gestor público procurar ludribiar de forma tão DESAVERGONHADA a opinião pública. Em conclusão: este Conselho de Administração, a mando do Governo PSD/CDS, não só não está a cumprir o Despacho 5141/2008 como afirma, como está ainda a utilizar o referido despacho, apenas para o que lhes convém, com o objetivo claro de APENAS poupar dinheiro, reduzindo os serviços de saúde às populações.

É uma lata descomunal. E assim se destroi o Serviço Nacional de Saúde!



P.S.:
- O despacho 5414/2008, pode ser lido aqui;
- Mais informações prestadas à Rádio Hertz (FM92 e FM98), noticiários das 11H00 e das 13H00 de hoje.



26.6.12

Eu pecador me confesso: também quero ir à CristoTeca

Chega o Verão e começo a recordar, ainda mais os tempos de juventude. Porque será?
Talvez o Remember Pim-Pim me tenha deixado uma leve nostalgia dos anos 80/90, quando era jovem e jovem-adulto e corria entre as várias Discotecas da zona. Tantos nomes e tantas localizações - o 22, a do Pontão, de Pombal, do Pedrógão, as várias de Leiria, do Cartaxo, enfim...

Agora juro que a minha geração não teve tudo, a nível de noitadas e usufruto dos devaneios próprios da juventude. Mas a atual juventude tem: agora até os jovens temerosos a Deus, têm o seu espaço próprio de diversão. Assim do tipo, apartheid: cristão para um lado e pecadores para outro. Eis, que vindo do Brasil, chegaram - já em 2009 -, as "cristotecas". Isso mesmo: uma discoteca católica, com musica católica e com bebidas católicas. Só não sei se no final da noite o "resto" será tão católico...

A notícia tem vindo a ser nos últimos dias bastante veiculada, sendo Fátima o ponto de encontro deste novo Turismo religioso. Realmente, tudo vale e tudo serve para "captar clientes". Vivendo no tempo do marketing e dos mercados, todos somos tratados como "produtos" e "consumidores". Mas é justo! Porque razão a malta mais temerosa a Deus e aos estigmas vertidos a cada página da Biblia sagrada, não haveria de ter, também, o seu espaço de usufruto e devaneio juvenil?

Eu pecador me confesso: Se hoje fosse jovem estaria lá, mesmo que não acreditasse em Deus. As razões que lá me levariam, seriam exatamente as mesmas que me levaram a frequentar durante anos as missas de Domingo, os grupos de reflexão católicos do 111 (da Rua de S.João) ou todas as Discotecas da zona de Tomar. É que ser jovem, católico ou não católico é ser jovem e, sempre, procurar a diversão, a qual se deve ter no tempo próprio e da forma que "der".

Agora que tenho pena de não ser já jovem e não ter a oportunidade de frequentar uma "Cristoteca", lá isso tenho. É que ouvi dizer que as miúdas "cristãs" são mais,..., sei lá,...

Como a "arte" anda por aí, não me parece nada descabido que depois  do aniversário do vigário de Tomar, a "Interparoquial de Tomar", não queira organizar no Salão dos Bombeiros, uma sessão tomarense da Cristoteca de Fátima. Estou certo que seria um enorme sucesso. Até já estou a pensar no marketing da coisa: "Cristoteca nos Bombeiros de Tomar. Mais perto dos Homens, com a mangueira de Deus". Bora lá, pessoal!


A notícia da coisa:
Eis a Cristoteca, uma noite de discoteca cristã em Fátima (em 2009*)


Por Orlando Cardoso


22.06.2012
*INFORMAÇÃO AOS LEITORES: Já depois da publicação desta notícia fomos alertados para um lamentável erro que levou a que tomássemos por actual um telex da agência Ecclesia sobre as cristotecas que, na realidade, era de 2009. Os factos não estão errados mas sim notavelmente desactualizados. Pelo facto, pedimos desculpas.

Cortar com a visão "muito quadrada" que os jovens têm da igreja, proporcionando-lhes um convívio cristão, sem bebidas alcoólicas, é um dos objectivos de uma iniciativa que irá decorrer no dia 17 de Julho, em Fátima. A promoção de festas designadas "cristotecas" está a dar os primeiros passos em Portugal e surge pelas mãos da Aliança de Misericórdia, uma comunidade católica originária do Brasil.

A "cristoteca" desenrola-se num espaço que inclui uma pista de dança, mas não esquece a oração e a evangelização e tem entrada gratuita. A "cristoteca" do dia 17 decorrerá no Centro Pastoral Paulo VI, que abrirá as portas as 20h com uma missa, seguindo-se a abertura da pista de dança, e da área Cristodrinks, onde serão servidas bebidas sem álcool.

Vanessa Bueri, missionária brasileira da Aliança de Misericórdia, disse à agência de notícias Ecclesia que durante a noite será feita a "evangelização corpo a corpo". "Abordamos os jovens enquanto eles dançam e se divertem, para poder falar um pouco de Deus com eles", referiu a missionária, acrescentando que "quem o desejar, poderá participar no dia seguinte num encontro espiritual e formativo promovido pela Comunidade Canção Nova".

O único senão, referiu Vanessa Bueri, é o facto de o local ter de encerrar à meia-noite e meia, correndo-se o risco de os jovens irem divertir-se o resto da noite para as discotecas convencionais. "Ficamos tristes por terminar nesse horário e por não termos condições para continuar pela madrugada", acrescentou, notando que no Brasil as "cristotecas" não fecham antes das cinco horas da madrugada.

Vanessa Bueri disse também à Ecclesia que "é preciso proporcionar uma experiência de tal maneira intensa que os jovens não tenham vontade de ir para outros espaços de diversão". "Para que este trabalho de formiguinha crie raízes é preciso encontrar um local fixo, onde os jovens se possam dirigir todos os fins-de-semana à semelhança do que acontece em São Paulo", frisou.

No seu sítio na internet, a Aliança de Misericórdia diz que ao criar o conceito de "cristoteca", a ideia é "sermos mais espertos que o mal". Ou seja, "oferecer um ambiente que é uma verdadeira sala de dança, mas ali quem reina é Jesus".

A organização refere que a ideia foi desenvolvida pelo padre João Henrique, que pela sua experiência de mais de 20 anos a acompanhar jovens percebeu que os "primeiros contactos com drogas, álcool e prostituição acontecem em discotecas". O padre, diz a Aliança de Misericórdia, sentiu que "é por falta de uma opção melhor que muitos jovens frequentam esses lugares e trilham caminhos que os levam à morte".

Ao "não oferecer bebidas alcoólicas, nem drogas, muito menos a promiscuidade, e levantando a bandeira do namoro com seriedade e santidade", a organização acredita que está a "atrair o jovem com aquilo que o seduz no mundo" e "usar esse meio para levá-lo a conhecer Jesus". A "cristoteca" pretende ser assim "um espaço alternativo onde os jovens se possam encontrar com a vida, ter diversão saudável e com alegria verdadeira, santa e cristã".

Vanessa Bueri afirmou também à Ecclesia que no dia 13 de Junho se realizou uma "cristoteca" com cerca de 90 pessoas no Café Cristão do Seixal, sendo essa a primeira iniciativa do género realizada na zona de Lisboa. "Os jovens gostaram bastante e alguns que nunca tinham frequentado a igreja, ouviram o barulho e entraram, sem se aperceberem que era um local cristão", referiu a missionária.

:. :. :.   :. :. :.   :. :. :.
 
Humm... Este final da notícia é delicioso... Já sou fã da Vanessa!

25.6.12

Deixámos de ter Bancos e de ter Gangsters: agora temos Banksters

Publicado dia no CM 19/6/2012

Bankster

O favorecimento ao sector financeiro só é possível porque os banqueiros dominam a vida política em Portugal

Os bancos portugueses estão sem dinheiro e perderam a credibilidade. Limitam-se agora a sugar os recursos duma economia que deviam apoiar mas apenas parasitam.


Estão hoje, na generalidade, descapitalizados. A abarrotar com créditos incobráveis, os bancos escondem ainda uma bolha imobiliária gigantesca, resultante de empréstimos mal concedidos e até arbitrários.








Depois de anos de má gestão e escândalos, os bancos estão agora de mão estendida. Mais uma vez, o estado português virá em seu auxílio, desviando recursos da economia real. Dos 78 mil milhões recebidos da troika, cerca de quinze por cento destinam-se a apoiar a banca. E adivinha-se que nem sequer será pela via de empréstimos, pois os bancos não quererão devolver o dinheiro. Será em alguns casos sob a forma de aumento de capital, mas sem que o estado sequer intervenha na gestão. O estado paga, mas não manda.


Estas situações de favorecimento ao sector financeiro só são possíveis porque os banqueiros dominam a vida política em Portugal. É da banca privada que saem muitos dos destacados políticos, ministros e deputados. E é também nos bancos que se asilam muitos ex--políticos.






Alguns, mais promíscuos, mantêm ligações ao sector financeiro em simultâneo com o desempenho de funções públicas.

Há situações que assumem mesmo foro de indecência, como a de Vera Jardim, que acumulava a presidência da comissão parlamentar de combate à corrupção com a superintendência do Banco Bilbao Viscaya; ou a do deputado Miguel Frasquilho, que integra o grupo encarregado de fiscalizar o plano de assistência financeira e trabalha no BES, potencial beneficiário desse mesmo programa. Até na supervisão, o insuspeito Banco de Portugal acolhe nos seus órgãos sociais celebridades ligadas à banca privada, como António de Sousa ou Almerindo Marques. Incumbidos de se pronunciarem sobre a actividade do banco central, controlam a entidade que supervisiona o sector ondetrabalham.




Com estas artimanhas, os banqueiros dominam a vida política, garantem cumplicidade de governos, neutralizam a regulação. Têm o caminho livre para sugar os parcos recursos que restam. Já não são banqueiros, parecem gangsters, ou seja, banksters.
Paulo Morais, professor universitário

24.6.12

Post mais visto da semana 25: Tomar gastou 550 mil € em alugueres para serviços do urbanismo

O post mais visto, aqui no blogue, durante a semana de Domingo 17 a Sábado 23 de Junho, foi o relativo à "excelente" gestão de espaços que o Municipio tem feito, ao longo destes maravilhosos 15 anos de gestão PPD em Tomar. A conferir aqui . Os valores divulgados são os valores oficiais divulgados nos documentos disponibilizados aos Vereadores.

22.6.12

PRESIDENTE VISITA DISTRITO E CRAVA ALMOÇO A TOMAR

A Presidência da República Portuguesa custa, a todos nós contribuintes 16 milhões de euros por ano, mais do que custa ao Estado espanhol a respetiva casa real, cerca de 3,5 milhões, apesar de esta aí representar um dos poucos fatores de unidade do respetivo País.

Além de cara a nossa Presidência da República tem tido nos últimos anos, com o atual inquilino, um desprestígio cada vez maior, quer pela incapacidade de representar a cidadania, quer pelas permanentes tomadas de posição de um conservadorismo atroz, numa lógica de paróquia, seguidora de um ultramontanismo, só parecido com o tempo do Américo corta-fitas, último Presidente da República do regime fascista deposto pelo 25 de Abril.

Trata-se por isso de uma instituição em completa queda, na sua participação no processo político nacional e mais importante ainda, no reconhecimento público de que sirva para alguma coisa, num momento de grave crise económica e principalmente social. Basta observar os últimos números sobre a imagem das figuras públicas nacionais, onde o Presidente da República aparece em 6º lugar, atrás de todos os líderes dos 5 principais partidos políticos.

Longe vão os tempos, para esta instituição – a Presidência da República, de uma gestão política realizada pelos estadistas seus ocupantes. Mário Soares e Jorge Sampaio foram referências para todo um País, desde os que os elegeram até aos que os não elegeram. O equilíbrio e temperança nas decisões políticas então tomadas, aliadas à perspetiva de defesa das artes e da cultura, nas suas múltiplas e diversas expressões, fizeram da Presidência da República, durante vinte anos, um farol e uma identificação de todo um País com a única instituição nacional que ninguém discutia.

Hoje é o que sabemos. O titular é uma sombra dos Homens que o antecederam. A política que segue, totalmente deslocada do espaço e do tempo em que estamos. A instituição que o serve, propiciadora de um conjunto sucessivo de polémicas, desde pseudo-escutas, interferências não autorizadas em setores críticos da vida nacional, enfim…

Claro que o recente episódio de que os vereadores foram informados na última reunião de Câmara, só ajuda a consubstanciar este afastamento da realidade que a Presidência da República Portuguesa, vive no momento presente. O Presidente visita um conjunto de empresas do Distrito no início de Julho, tendo intenção de usar o Convento de Cristo como palco para um balanço no final da mesma. Nada contra. O Convento de Cristo é propriedade do Estado e a Presidência tem todo o direito de dispor dessa infra-estrutura para a sua atividade constitucional. O que a Presidência já não tem o direito, como o fez através do seu assessor David Justino, segundo o que o nosso Presidente de Câmara informou, é de pedir que seja o Município de Tomar a PAGAR O ALMOÇO A TODA A COMITIVA no final do balanço que irá ser feito no Convento.

Como Vereador e como Tomarense, tenho vergonha que a Presidência, sabendo a situação difícil em que todas as autarquias do País se encontram, fruto de uma redução de atividade económica propiciada por políticas erradas e por um ataque sem par realizado ao poder local democrático, por uma governação socialmente insensível, da mesma cor política daquela que propala pela Presidência, venha pedir que o Município lhes pague o almoço.

Acaso quando recebe dignatários estrangeiros e os leva a visitar o Mosteiro dos Jerónimos, pede ao Município de Lisboa para lhes pagar o Almoço? Claro que não. Então porque o quer fazer em Tomar?

Uma Presidência que gasta mais de 44.000€ por dia, segundo o orçamento em vigor, tem a LATA de vir CRAVAR o almoço a realizar num monumento nacional, cuja receita vai integralmente para Lisboa? É se calhar o momento de fazer como aquando da coroação, em Tomar e no Convento de Cristo de Filipe II de Espanha, como primeiro de Portugal (1580), em que os Tomarenses de então fizeram das tripas coração para boicotar a alimentação da corte trazida a Tomar.

A Presidência da República que ganhe vergonha na cara e que pague a ALMOÇO que vai oferecer ao seu SÉQUITO e já agora que o faça recorrendo a empresas do Concelho que vem, desavergonhadamente, tentar CRAVAR!

(Publicado no Jornal "A Cidade de Tomar" em 22/6/2012)

21.6.12

Finança substiui democracia dos estados

O antigo Presidente da República Mário Soares disse hoje, no Porto, que "o que a 'troika' faz é ganhar o seu dinheirinho" e acrescentou que "os mercados continuam a mandar nos Estados", transformando-nos numa "espécie de protectorados".
"Toda a gente me caiu cima quando disse que era preciso acabar com a 'troika'", referiu Mário Soares, que interveio num sessão plenária do VII Congresso Português de Sociologia, ao lado do ex-secretário-geral da CGTP,Carvalho da Silva. Após recordar que Portugal tem um longa história, Soares perguntou: "Como é possível, que haja uns tecnocratas que decidem sobre o nosso futuro e as pessoas não se sentem, patrioticamente, vexadas por nós estarmos a ser um protectorado da 'troika'?". "Temos que mudar rapidamente, porque se não vamos para uma situação gravíssima", opinou.
Mário Soares disse "ter esperança nesse tal vento democrático" que, na sua óptica, sopra desde que o socialista François Hollande foi eleito Presidente da República francesa, a 6 de Maio passado, em substituição de Nicolas Sarkozy.
O ex-chefe de Estado afirmou esperar que "o vento" seja "a favor do crescimento e contra a austeridade, contra o flagelo do desemprego e possa dominar a Europa".
Numa rápida análise sobre a crise europeia e as suas raízes políticas, Mário Soares considerou que "o capitalismo, durante muito tempo, foi um sistema discutível, mas havia regras e um certo tipo de valores que eram respeitados". "Mas, a partir do colapso do comunismo, tem havido tem havido, de tal maneira, modificações que essas regras do capitalismo começaram a estar em causa" e os dois partidos que dominavam então a Europa, o socialista e o democrata-cristão, "perderam a força e legitimidade", declarou.
Para Mário Soares, esses partidos "foram influenciados por Tony Blair", antigo-primeiro-ministro britânico, do Partido Trabalhista, responsável pela corrente política "Terceira Via".
Quando a crise financeira se abateu sobre a Europa, vinda dos Estados Unidos, os governos eram, na sua grande maioria, "ultraconservadores e neoliberais", recordou Soares, que considera que haver "um vento de mudança que está a atingir a Europa e não só", com origem em França e na recente eleição de François Hollande.
Em contraponto, o antigo presidente português não poupou críticas à chanceler alemã, Angela Merkel, dizendo que "está na hora" de ela "regressar à Alemanha de Leste", onde nasceu. "É preciso salvarmos a União Europeia" e, para tal, "bastaria que a senhora Merkel abdicasse de um artigozinho que há no chamado Tratado de Lisboa, que diz que o Banco Central Europeu não pode fabricar moeda", realçou. "Mas por que carga de água (o BCE) não pode fabricar moeda?", questionou.
Depois da sua intervenção, um dos presentes perguntou a Mário Soares "se estaria disposto" a apoiar a candidatura de Carvalho da Silva a Presidente da República e a sua resposta foi clara: "Teria muito prazer".


(Texto do Jornal de Negócios, 20/Junho/2012, 21H40, sobre despacho da Lusa)

20.6.12

Câmara de Tomar gastou mais de 550.000€ no aluguer do Edifício onde está o Urbanismo!

O Município de Tomar gasta por mês, no aluguer do edifício escavação, onde estão em funcionamento os serviços de urbanismo da autarquia, desde 1998, a quantia de 3.250€.

Assim, durante estes quase 15 anos, o Município gastou mais de 550.000€ em alugueres.
Perguntar-se-á se era absolutamente necessário tal gasto? A resposta é não!

Só a título de exemplo, o Município adquiriu, no inicio de 2011, toda a infraestrutura do Pavilhão da Nabância, por cerca de 375.000€. Tinha vários espaços não usados, um Pavilhão e uma Cave, várias salas onde era a sede social da cooperativa, outras salas onde tinha funcionado a Radio Hertz, mais uma outra cave onde estava uma loja de móveis. Mais de 2000m2 de áreas utilizáveis e disponíveis. E o que fez a Câmara? Há um ano instalou, sem deliberação e por ordem do então Presidente da Câmara, o Ginásio Clube de Tomar no ex-Pavilhão da Nabância. Em Setembro deliberou entregar várias salas ao União de Tomar, para servir de sede a este, bem como uma sala a uma respeitável associação de apoio familiar a criaças com dificuldades especiais e agora prepara-se para entregar mais duas salas à Associação de Dadores de Sangue.... do Hospital!!! E tudo isto graciosamnete, sem quaisquer documentos...

Mas há mais exemplos: o Município é proprietário de todo o Convento de S.Francisco, que recuperou num investimento superior a 1 milhãos de euros, há pouco mais de 12 anos. Aí estão em funcionamento, graciosamente, a Comunidade Inter-Municipal do Médio Tejo, várias oficians de artesanato, um depósito de brinquedos, propriedade do Engº Baptista da Conceição, com a intenção de se constituir como legado para a futura coleção visitável do brinquedo, vulgarmente denominado "Museu do Brinquedo", uma Sala de mais de 50m2 vaga, o antigo laboratório de solos do GAT (Hoje ASTAQ Técnica - empresa intermunicipal que presta serviços técnicos) e ainda, mais de 500m2 ocupados pela ASTAQ (Empresa intermunicipal de concepção de projetos para os Municípios de Ourém, Ferreira e Tomar), a qual irá iniciar o seu desmantelamento a 31 de Agosto deste ano.

Mas mais: o Município é proprietário de várias salas e lojas na Alameda, no edifício onde se situava a Policia Judiciária, saída em 1997 para Leiria e até hoje devoluta!!!

Mais ainda: o Município é proprietário do edifício onde esteve instalada a delegação da Empresa Águas do Centro, durante quase uma década, sem acordo escrito, contrato ou escritura de qualquer tipo, a apenas 20 metros do Edifício escavação, composto por várias salas e no qual a Câmara quer ceder GRACIOSAMENTE ao Ministério da Justiça, para instalação da Delegação do Instituto de Reinserção Social (hoje já não tem esse nome, mas é o nome pelo qual é conhecido...)

Ahhhh! E finalmente, o Município é proprietário do Edifício onde funcionou a polícia (Palácio Alvim), onde já investiu cerca de 200.000€ na recuperação dos telhados, mas para onde não existe disponibilidade financeira para recuperar o mesmo!!!

Ora digam lá se isto não é BOA GESTÃO?!



(Nota: o serviço de urbanismo gerou de receitas no último ano, pouco maisde 200.000€ e teve de despesa, só em pessoal, mais de 600.000€!)

19.6.12

Seminário de preservação do local do crime em Tomar

Proteção Civil promove ação de sensibilização para a “Preservação do local do crime”

Uma ação de sensibilização para a “Preservação do local do crime” vai ter lugar no dia 23 de junho, sábado, na Biblioteca Municipal de Tomar, das 9h30 às 13h, tendo como formadores elementos da Escola da Polícia Judiciária, numa organização da Divisão de Proteção Civil da Câmara de Tomar. Pretende-se dotar os intervenientes nas operações de socorro de formação e conhecimentos que possam preservar os locais de ocorrência de acidentes, de forma que a investigação possa decorrer, técnica e cientificamente, da melhor forma possível.

Esta excelente iniciativa, na continuidade de outras ações de sensibilização sobre a proteção dos habitats e da florestas, realizadas em anos anteriores, visa contribuir de forma determinante para que a população em geral e os agentes mais envolvidos em particular, possam compreender a importância da preservação da Floresta como fator de desenvolvimento humano.

O programa será o seguinte:


9h30 - Apresentação institucional pelo Director do Laboratório de Polícia Científica, Carlos Farinha

10h00 – “A importância da integridade dos vestígios”, “Preservação dos meios de prova” e “Recolha de material utilizado no local do crime”, pelo Dr. Fernando Viegas, Chefe de Setor de Inspeção Judiciária

11h00 – “A custódia da prova em zonas de combustão” e “Apresentação do Manual do ENFSI para a primeira aproximação ao Local de Incêndio” pela Drª. Algina Monteiro, Chefe de Área de Criminalística

12H30 – Debate e avaliação

NOTA: As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por telefone - 249.324.030 e por email proteccaocivil@cm-tomar.pt

18.6.12

É possivel Turismo com Monumentos fechados?

Esta foto foi tirada no Sábado dia 16 de Junho de 2012, pelas 13H30 e para quem não saiba é da Capela de Santa Iria, um dos patrimónios classificados existentes na turística Cidade de Tomar.
É um dos 10 Monumentos, entre públicos e privados, que durante anos foram responsabilidade da autarquia, assegurar a sua visitação, sob coordenação dos serviços de museologia.
Mas, infelizmente para todos os turistas que nos visitam e, nota-se que são muitos, este e outros monumentos da cidade têm estado encerrados, todo o dia a maior parte deles, até há meses todos à hora do almoço e durante o último ano, cada vez mais inopinadamente, do tipo 'quando calhava'.

Ora a indústria turística não se compadece com 'humores' das administrações autárquicas, ou dos protocolos que esta não cumpre ou não faz cumprir com os seus parceiros, neste caso o Centro de Estudos e Património do Instituto Politécnico de Tomar. A indústria turística exige ESTABILIDADE, continuídade de horários e CONFIANÇA.

Ora neste particular, a Cidade de Tomar, pura e simplesmente NÃO FUNCIONA, sendo cada vez mais os operadores turísticos a queixarem-se que visitar o que quer que seja nesta Cidade Turística é pura e simplesmente impossível. O Museu dos Fósforos está quase sempre fechado, quase só abrindo pela disponibilidade da voluntária filha de Aquiles da Mota Lima, de quem é o legado da coleção visitável. O mesmo acontece com o legado "Museu Abrãao Zacuto"/Sinagoga de Tomar, cuja visitação é assegurada quase em exclusivo pelo casal Luis e Teresa Vasco, há anos. Em tal rol, se encontra também a Igreja de S.Francisco, pelo esforço de um par de voluntários da Ordem Terceira de S.Francisco.

Uma industria turística, na segunda década do Sec.XXI, não se pode basear, apenas no voluntarismo de três ou quatro pessoas, cuja ligação ética e afetiva aos legados as leva a dar o seu melhor, mas não desculpam a IRRESPONSABILIDADE dos gestores autárquicos, que têm nome. Têm nome e deviam ter vergonha de terem os Monumentos da Cidade fechados.

Durante 2010, enquanto responsável do Município pelo Turismo, Museus e Cultura, consegui garantir que todos os Monumentos estavam visitáveis, no horário das 10H00 às 17H00 (Inverno) ou até às 19H00 (no Verão), sem interrupções à hora do Almoço, todos os dias de Terça-feira a Domingo (exceptuando às horas das missas). Garanti ainda que às 2ªFeiras era ainda possivel, por marcação, visitar qualquer dos monumentos da cidade. Estava ainda em preparação, através de trabalho conjugado com a Direção do Convento de Cristo, da Ermida da Sra da Conceição e da Capela de S.Gregório, bloqueada que estava, como sabemos, por uma ocupação de anos de um sem abrigo.

Nesse ano (2010) estiveram SEMPRE visitáveis os seguintes sítios/monumentos, com horário das 10H-17H(19H): Postos de Turismo (Mata e Vieira Guimarães), Casa dos Cubos, Casa-museu Lopes Graça, Coleção visitável de Aquiles da Mota Lima (Museu dos Fósforos), Igreja da Misericórdia, Igreja de S.Francisco, Galeria dos Paços do Concelho, Núcleo de Arte Contemporânea do Museu Municipal João de Castilho, Igreja de S.João Batista, Capela de Santa Iria e Igreja de Santa Maria dos Olivais.

Para que tal fosse possível, a articulação e gestão de proximidade realizada, com os parceiros privados e associativos foi essencial, como essencial foi a motivação de todos os colaboradores da autarquia, a definição de uma estratégia e exigência na sua implementação e o esforço e dedicação de estagiários e desempregados em programas ocupacionais. Permitam-se a imodéstia, só possivel quando se está seguro do que se afirma e o tempo demonstrou a razão da estratégia encetada: o caminho é MESMO por aí! Porque não o trilham? Não sabem ou não querem? São totalmente incomptentes ou 'apenas' displicentes?

A continuarmos assim, dificilmente conseguiremos convencer alguém de que queremos ter (sabe Deus quando), uma Cidade Turística. Sem Indústria, sem Hospital, sem Quartel, com menos Escolas, menos Comércio, menos população, o que fazemos? Fugimos? Não!
Há outro caminho!

17.6.12

Post mais visto da semana 24: descubra as diferenças

Nesta semana, a numero 24 deste ano de 2012, entre o dia 10 e 16 de Junho, o post mais visto por aqui foi o referente às "diferenças" entre o antigo regime facista vivido em Portugal entre 1926 e 1974 e o atual que vivemos. Naturalmente provocatório, o post descubra as diferenças é uma chamada de atenção, para que nao se repita, pela cobardia, aquilo que é mais fácil de acontecer do que por vezes pensamos.