18.6.23

Linha de Alta Velocidade Lisboa-Porto



Considerando os eixos estratégicos - Coesão, Competitividade e Sustentabilidade foi decidido pelo Governo incluir a construção da Linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa no PNI 2030, com o desígnio de reforçar a coesão territorial, através do reforço da conectividade dos territórios e da atividade económica.

A construção desta nova linha no Eixo Porto-Lisboa permitirá segregar os tráfegos rápidos e lentos, reduzindo os tempos de viagem e aumentando a capacidade para passageiros e mercadorias. Esta nova linha para tráfego de passageiros será projetada para alta velocidade (doravante AV) e viabilizar· um tempo de percurso de 1h15 entre Porto-Campanh„ e Lisboa-Oriente.

Esta nova ligação ferroviária ser· desenvolvida em três fases, articuladas com a Linha do Norte, sendo construÌda numa primeira fase entre Porto e Soure, próximo de Pombal, numa segunda fase estendida até à Linha do Norte, no Carregado, e numa terceira fase ligando a LAV no Carregado a Lisboa, através de uma linha independente a construir a norte da Linha do Norte. Este empreendimento está a cargo da IP- Infraestruturas de Portugal.


Exemplo das opções na envolvente a Coimbra, em discussão: