17.9.19

PS tem praticamente garantidos 5 deputados pelo Distrito de Santarém, se...

No rescaldo do mais importante debate (entre António Costa e Rui Rio) havido durante a pré-campanha eleitoral (realizado no dia 16/9), importa ter presente o "momento zero" - o ponto de partida, na avaliação que, através dos estudos de opinião, há sobre a gestão protagonizada pelo PS, com o apoio parlamentar do BE e da CDU, desde 2015.

Esse ponto de partida é-nos dado pelas ultimas três sondagens publicadas e a respetiva projeção para o Distrito de Santarém, tendo em conta o desvio médio existente entre o resultado nacional e o do Distrito, nas duas últimas eleições de âmbito nacional: as Europeias deste ano e as legislativas de 2015.




Este é o quadro resumo dos desvios do Distrito e da média ponderada, das últimas 5 sondagens - desde 15 de julho de 2019.


Conclui-se que se expecta (com 95% de probabilidade) a eleição de 5 deputados pelo PS, 2 pelo PSD, 1 pelo BE e 1 pela CDU.


Tendo em conta o erro médio, que é de 3,75%, de todas estas sondagens, pode-se estimar que o resultado será de:
PS - 4 a 5 deputados eleitos
PSD - 2 a 3 deputados eleitos
BE - 1 deputado eleito
CDU - 0 a 1 deputados eleitos

Nota: claro que a fraca prestação no debate de António Costa, contrariando a excelente prestação de Rui Rio, faz temer o pior e relembrar quando, em 2015 a dois meses das eleições o PS liderava as intenções de voto, acabando por perder as eleições para a coligação PSD-CDS.

Portanto se, até dia 16/9/2019, esta era a realidade observada pelos estudos de opinião, se António Costa continuar com esta performance, incapaz de projetar um sonho, uma visão, uma ambição que seja percebida pelos portugueses, o resultado final no Distrito de Santarém, corre o risco de se aproximar mais dos 4/3/1/1, do que dos "atuais" 5/2/1/1.