12.2.19

O aumento de CO2 na atmosfera está a levar ao crescimento das Florestas

O aquecimento global, incentivado pela emissão antrópica de C02, está a ter uma série de consequências, e no futuro, caso não haja um esforço para limitar o aquecimento a valores na ordem dos +2/+3ºC, essas consequências poderão ser complexas e eventualmente negativas.
Aqui no BestWeather não nos deixamos levar em demagogias de medo ou, em sentido inverso, de simplesmente ignorar o problema… algo que tem sido adoptado no discurso político e que não ajuda em nada a resolver o problema.
Há tempo e tecnologia, neste momento, para atenuar os problemas causados pelo aquecimento global, mas para isso precisamos de ações guiadas por informação científica do mais alto nível! E precisamos de ações concretas e medidas imediatas!
Um estudo da NASA mostra que a própria natureza já está a reagir e a indicar uma possível solução para o problema.
O aquecimento e a abundância de carbono na atmosfera estão a levar a um aumento do desenvolvimento vegetal, o que é um ciclo extremamente positivo pois tem como efeito direto, uma maior absorção de carbono da atmosfera.
Há lunáticos que dizem que o mundo vai acabar em 10/20 anos, que temos de criar enormes fábricas para expelir artificialmente (e com custos megalómanos) o carbono da atmosfera… outros falam em encher a estratosfera com compostos que refletem a luz solar (arrefecendo a terra, mas prejudicando seriamente os ecossistemas).
Ora… aparentemente o caminho poderá ser bem mais simples… podemos aproveitar este sinal natural que as plantas estão a dar, e simplesmente incentivar o desenvolvimento de florestas, com acções de reflorestação, bem mais fáceis de executar e com muito menos gastos energéticos, do que andar a lançar coisas para a estratosfera ou bombear C02 para tanques.
Defendemos que estas medidas simples, reflorestação, aumento das áreas verdes, em conjunto com a adopção de métodos de produção de energia mais eficientes e limpos, são o caminho mais seguro e o que dá mais garantias a longo prazo.