20.11.18

Projeto pais desportistas, são pais responsáveis

O Município de Almeirim, lançou há mais de um mês o projeto de sensibilização, inovador e arrojado, visando que junto às atividades desportivas, competitivas ou não, os pais das crianças e jovens que praticam desporto, tenham comportamentos adequados ao civismo necessário ao acompanhamento dessa prática.

imagem

Todos os pais que tiveram, ou têm filhos, na prática desportiva e eu fui/sou um deles, já assistiram, nos treinos, nas competições, mais ou menos a "sério", às mais inenarráveis atitudes, por parte de outros pais. E não se julgue que é só no futebol, pois nas demais atividades desportivas, é incrível o que se vê e o que se ouve.

Eu, que sou muito duro na expressão de opiniões, mas que sempre procuro ser educado no "combate" ao antagonista, ao adversário, ficava pasmo com a violência verbal, com as pressões sobre treinadores, árbitros e adversários, como se daquele treino, daquele jogo, dependesse a vida de toda a Humanidade, no mínimo.

Julgo que este projeto, este plano, de Almeirim, demonstra que também na educação cívica podem e devem os Municípios atuar, sem coagir a liberdade de se ser imbecil, deselegante e burjesso. No fundo, a sociedade é como é, mas compete também às administrações públicas, fazerem o esforço de fomentar o civismo e a educação dos cidadãos, especialmente no espaço público desportivo.

Espero que a moda pegue, pois é no fundo para uma sociedade melhor que devemos trabalhar.