Tivemos cerca de 87mil visitas desde janeiro/2016 - 7700/mês e mais de 214 mil desde julho/2007

15.11.12

Aposta no Turismo dá sempre retorno


Portugal encontra-se entre os vinte por cento de países mais ricos do planeta, por estranho que nos possa parecer. A nossa participação na União europeia, tem tido as suas consequências a nível quer da riqueza, quer de indicadores de desenvolvimento, sejam por exemplo na saude, na esperança media de vida, no acesso a bens culturais, à educação, aos diferentes apoios sociais (desemprego, infancia, idosos, ...).
 
Isto pode parecer estranho, agora que desde há um ano temos um Governo de matriz ultra-liberal, que nos quer mais próximos da desregulação americana, do que do estado social alemão ou escandinavo, onde até os sindicatos pagam a greve aos trabalhadores, por exemplo!
Um dos negócios mais rentável em Portugal, à parte da produção de pasta de papel, com base na nossa gigantesca floresta, é decididamente o Turismo.

Somos o 18º destino turístico a nível mundial, quando somos apenas o 36º a nível de PIB per capita, sendo que Tomar, com quase 180.000 visitantes ao Convento de Cristo e mais de 40.000 à cidade, tem potencial para multiplicar por 10 este indicador.
 
Basta saber, querer e perceber onde estão os públicos. Basta limpeza, disponibilidade e apoio a iniciativas privadas e públicas. Basta bom senso e promoção adequada.
Basta aproveitar o know-how instalado nas Escolas, quando há formação superior nesta área em Tomar, nas Associações, quando há produção cultural, nas empresas, quando há restauração e hotelaria com qualidade... 
Esse estudo, essa prova, esse caminho foi avançado em 2010 em Tomar. Num ano apenas aumentou-se as dormidas em cerca de 15% e as visitas à cidade em mais de 30%.
E agora, o que vem sendo feito?

Sem comentários: