O blogue teve em 2023, 35.671 visitas; 48.603 em 2022; 117.160 (2021); 50.794 (2020); 48.799 (2019); 98.329 (2018) e 106.801 (2017) +++ e mais de 838mil desde julho/2010, tendo atingido meio milhão em 5/6/2020

8.5.12

Bombeiros do Distrito homenageiam o Comandante Joaquim Patrício, sob o alheamento da Câmara de Tomar


Foi comemorado em Tomar, no passado Domingo, o dia do Bombeiro Distrital, numa excelente iniciativa da Direção da Federação dos Bombeiros do Distrito de Santarém, liderada pelo meu camarada e amigo Diamantino Duarte, também administrador delegado da Resitejo e Presidente da Concelhia do PS da Chamusca.
Na ocasiaão, entre várias condecorações impostas, foi homenageado o nosso ex-comandante dos Bombeiros Municipais de Tomar, Joaquim Patrício.
Joaquim Patrício agraciado com o  crachá de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses, exerceu durante vários anos as funções de Comandante dos Bombeiros Municipais de Tomar, até 2001, depois de ter percorrido toda uma longa carreira de bombeiro, desde os anos 60.
O Comandante Joaquim Patrício é também pai do atual Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere, Rui Patrício, que o ano passado se aposentou como bombeiro profissional, depois de trinta anos em serviço nos Municipais de Tomar.
Joaquim Patrício exerce ainda as funções de membro da Junta de Freguesia de S.João Batista, eleito por uma lista de cidadãos independentes.

A simbólica cerimónia, marcada para as 14H30, na Praça da República em Tomar, foi plena de significado para os cidadãos bombeiros e contou com representação de todas as corporações de Bombeiros do Distrito de Santarém, como é hábito nestas iniciativas da Federação de Bombeiros.
A Fanfarra dos Bombeiros de Ourém abrilhantou a cerimónia, onde estiveram inúmeros Presidentes de Câmara, Vereadores, Presidentes de Assembleia Municipal, Presidentes de Junta de todo o Distrito, e ainda a presença dos ex-Governadores Civis do Distrito de Santarém, Paulo Fonseca e Sónia Sanfona, os quais foram também homenageados. Assistentes, infelizmente, poucos!

De lamentar que esta iniciativa, prontamente trazida para Tomar, pela Federação dos Bombeiros do Distrito de Santarém, não tivesse contado com uma divulgação e convite à população por parte da Câmara Municipal, a qual quase se alheou da iniciativa.

Viram a Câmara, através do seu Presidente ou Vereador da proteção civil a dar conta da importância desta realização em Tomar?
Viram-nos procurar que a população se associa-se à homenagem que um seu ex-Comandante de Bombeiros ía receber?
Viram-nos informar de forma que disso se pudesse chamar todos os autarcas, municipais e de freguesia, bem como o dirigismo associativo?
Divulgação no site do Município? Enfim, uma pequena promoção que se visse? Por exemplo aproveitando o "fim de semana da sopa", com uma promoção para as famílias dos Bombeiros que de todo o Distrito aqui se deslocaram, valorizando mais uma vez a nossa Indústria Turística!
Não, apenas tivemos Tomar no seu melhor, naquilo que a gestão do PSD nos habituou: nada de jeito.

Felizmente que a elevação do Comandante Joaquim Patrício, dos Bombeiros Municipais de Tomar e de todos os amigos que temos pelo Distrito, se revelaram mais fortes, do que a inépcia que esta Câmara já nos habituou e sobre a qual não esperamos mais nada até ao seu fim, o qual infelizmente, nunca mais acontece...

Os meus parabéns aos Bombeiros do Distrito de Santarém!
E muito obrigado a todos! Tomar não soube dignificar a vossa deferência, mas o ato ficou registado!