Parabéns ao vencedor das eleições.
Parabéns à candidatura do Dr. Fernando Nobre, a qual soube cativar Parte substancial dos mais jovens e cidadãos urbanos que tiveram diiculdade em perceber o discurso algo passadista, do candidato oficial do PS e BE, o meu camarada Manuel Alegre.
Parabéns também aos eleitores que votaram Manuel Alegre, os quais as mais das vezes, apenas por respeito em relação aos dois partidos que o apoiaram, nele votaram.
Estas eleições também demonstraram que NUNCA se poderá contar com o BE, enquanto estrutura política, para fazer crescer a esquerda socialista, para uma solução de poder, em Tomar e no Pais.
Em Tomar e no Pais, as soluções de governação, naturalmente lideradas pelo Partido Socialista far-se-ão numa coligação com os interesses dos eleitores, em cada momento, com movimentos cívicos e grupos de interesse social, eventualmente situados até um pouco à direita do PS, mas nunca com os actuais dirientes locais ou nacionais do BE.
Naturalmente que os partidos em Tomar, deverão avaliar bem as circunstâncias que levaram a que o eleitorado agisse desta ou daquela forma.
Para mim, nesta fase, tomo como grandemente significativo o facto do Concelho de Tomar continuar fortemente conservador, com especial incidência no sector nordeste do Concelho, precisamente aquele que mais população tem perdido, menores índices de desenvolvimento tem e mais envelhecido está.
Temo que, nestas circunstâncias, a manterem-se estes mesmos "poderes" atávicos, dogmáticos e conservadores, pouca solução de desenvolvimento possa haver nos próximos tempos para Tomar. O esforço dos partidos não conservadores, dos movimentos e grupos cívicos aumenta, na razão directa desta letargia que se nota consistente, eleição após eleição.